Do chão de terra para o estádio. A várzea ganha status de profissional no próximo domingo (22) em Belo Horizonte
O futebol raiz, aquele da várzea, terá um dia para ser celebrado: domingo, 22 de janeiro. Nessa data, acontece a final da Copa Itatiaia Estrela Bet. O torneio de Minas Gerais é considerado a maior competição entre os amadores, e a expectativa de público é de 15 mil pessoas. A decisão acontecerá no estádio Independência, em Belo Horizonte, e a bola começa a rolar a partir das 15h30.
Os dois finalistas, Serrana e Estrela Mirim, fazem uma decisão inédita, que pela primeira vez na história do torneio terá cobertura multiplataforma, e o público poderá acompanhar pelo rádio e pelo YouTube. O futebol poderá ser amador, mas a transmissão será profissional e realizada pelos profissionais da Itatiaia.
O torneio conta com a parceria da Federação Mineira de Futebol e o ingresso será solidário, um quilo de alimento não perecível. Os locais para a retirada do ingresso estão no link. E tem um detalhe importante: ninguém poderá entrar no estádio usando camisas de time profissional, então, pode deixar no armário aquela camisa dos craques estrelados na Europa.
Uma curiosidade sobre o campeonato, ele já revelou estrelas para o mundo profissional, olha a lista de craques: Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Marinho, Bruno Henrique e Breno Lopes.
Nesta edição histórica, 36 equipes amadoras da capital e da região metropolitana disputaram as partidas. Ao todo, vinte clubes formaram a Chave Metropolitana conquistada pelo Estrela Mirim, de Mateus Leme, e outros 16, a Chave Belo Horizonte, de onde saiu vitorioso o Serrana, do Aglomerado da Serra. No próximo domingo, quando será dado o apito final nesta edição, terão sido disputados 69 jogos em gramados e terrões da região metropolitana de Belo Horizonte desde a primeira partida, em 21 de dezembro de 2022.