Ícone do site Portal Contexto

Startup de transporte gera oportunidades de negócio em Portugal

transporte
Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels

Fretx é uma plataforma online que facilita a contratação de serviços de transporte

A Fretx surgiu com a missão de conectar o transportador e o cliente que tivesse necessidade de um serviço de mudança ou de transporte de mercadorias. Nascida durante a pandemia, ainda no ano passado, a startup de Thiago Dieb e Bruno Barroso veio para sanar essa dificuldade de encontrar um profissional de transporte disponível e a um preço justo.

No início de 2021 a startup integrou o grupo Integer, o principal objetivo dessa parceria foi a expansão para o território português através da contratação de novos talentos em negócios, comunicação, marketing e tecnologia. 

“Em apenas 12 meses de lançamento e operação, a plataforma já atende os 18 distritos de Portugal continental, mas pretende expandir as operações para as ilhas e países vizinhos, com o intuito de facilitar os transportes e levar uma experiência única a todos”, conta Bruno Barroso, sócio-fundador da Fretx.

Os fundadores possuem experiência na área da tecnologia há mais de 10 anos. Thiago Dieb possui a sua carreira profissional consolidada na área da tecnologia da informação. No entanto, isso não o impediu de entrar no ecossistema empreendedor. Ele criou uma empresa no setor de alimentação e ainda, duas startups direcionadas para o comércio. Dieb ainda atuou em órgãos públicos brasileiros e também por empresas do ramo de energia em Portugal.

Já Bruno Barroso, por ser filho de empreendedores, começou sua carreira cedo. Aos 16 já dava aulas de programação a crianças e idosos. Tornou-se engenheiro de software, consolidando assim a sua carreira. Passou por grandes empresas no Brasil, no setor de saúde, energia, comunicações, transportes, petróleo e gás. Aos 24 anos, deu início à sua carreira em Portugal, em uma das maiores empresas do setor energético. A sua “veia” de empreendedor, nunca o abandonou, criando assim, alguns serviços e startups com o fim de ajudar outras pessoas.

A junção desta dupla deu origem à plataforma Fretx. Esta, foi a primeira plataforma de prestação de serviços a usar a tecnologia de chatbot para se relacionar com os clientes, no momento do pedido de cotação aos transportadores, com o objetivo de dar mais facilidade ao cliente no momento em que selecionar o transportador que deseja, após análise de orçamentos. E a startup não para por aí, no futuro, o machine learning e a IA farão parte da plataforma para facilitar a escolha entre clientes e transportadores

A startup, de acordo com o Thiago e o Bruno, já possui mais de 4.000 propostas e mais de 700 transportadores, sendo uma ótima oportunidade de negócio para o setor de transportes em Portugal, pois gera emprego nos mais variados distritos do país, e consequentemente lucro.

Atualmente o mercado de transporte de mercadorias está em expansão, sendo assim uma ótima oportunidade tanto para a plataforma, como para os diversos transportadores de Portugal.

Transportes Gonnik é uma das empresas que utiliza os serviços da Fretx e tem tido resultados incríveis: “Aderimos à plataforma Fretx da qual ficámos parceiros. A partir desse momento o nosso trabalho aumentou e a nossa faturação também. O envio de orçamentos tem sido uma constante felizmente”, relata Luís Miguel, proprietário da Gonnik Transportes.

No início de 2021, a startup uniu-se a uma grande empresa portuguesa do ramo de consultoria. A Integer Consulting é uma empresa portuguesa de consultoria em tecnologias de informação, especialistas em serviços de IT outsourcing, software, projetos de nearshore e desenvolvimento à medida. O principal objetivo dessa parceria foi a expansão para o território português através da contratação de novos talentos em negócios, comunicação, marketing e tecnologia. Com toda a certeza, esta parceria será uma mais valia para ambas as empresas de médio a longo prazo!

“Neste momento estamos a atender transportes de pequeno e médio porte, com o foco principal em mudanças residenciais, comerciais e/ou transportes menores. Para o breve futuro estamos a prever atender serviços expresso, transportes de grandes cargas e melhorar a experiência em transportes internacionais. Também continuaremos a construir uma plataforma única e 100% focada no cliente, com benefícios e recursos exclusivos aos transportadores parceiros. Nosso serviço de atendimento e suporte ao utilizador é totalmente humanizado, apesar de sermos uma empresa de tecnologia, isso nos ajuda a perceber de perto quais as reais dificuldades e como podemos agregar ainda mais valor na vida das pessoas. Foram estes e outros motivos que nos permitiram integrar ao Grupo Integer. Portanto, nos sentimos ainda mais fortes para avançar e impactar ainda mais pessoas”, finalizou Barroso.

Sair da versão mobile