Ícone do site Portal Contexto

Sebrae divulga perfil do consumidor dos pequenos negócios durante a Páscoa

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pequenos negócios serão os preferidos dos consumidores que pretendem aproveitar o feriado

Para você que planeja ganha um dinheirinho a mais neste período de Páscoa, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, divulgou nesta terça-feira (30), o perfil dos potenciais clientes e consumidores durante a data comemorativa. Segundo a pesquisa, mulheres, acima dos 40 anos com ensino médio completo, são os consumidores mais propensos a comprar de pequenos negócios neste período.

O estudo mostrou que elas representam 52,5% dos entrevistados que afirmaram escolher um pequeno negócio para efetuar compras na Páscoa. Quanto a faixa etária, 41,3% possui idade entre 40 e 59 anos e 50,9% finalizaram o ensino médio.

Dos entrevistados, 68% disse que pretende comprar ovos de Páscoa e 55% tem a intenção de levar para casa chocolates em geral, como barras ou caixa de bombons. Outros 16%, irão adquirir ingredientes e bebidas para o tradicional almoço e jantar.

Compras com antecedência

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Outro dado revelado pelo levantamento é que os consumidores mais organizados, ou seja, aqueles que gostam de antecipar as compras para prevenir os preços altos, preferem os pequenos negócios.

Em média, o consumidor dos pequenos negócios vai adquirir 3,1 presentes, número que sobe para 3,7 quando se trata do comprador dos grandes.

Na dúvida, vá ao mercadinho perto de casa

A preferência por pequenos negócios sinaliza ainda um grau de conscientização do consumidor, pois 60% afirmaram comprar para ajudar esses empreendedores. Para 54% a motivação para consumir dos pequenos negócios vem de acreditar que esse tipo de empresa gera renda e emprego na sua região e no País.

A forma preferida de pagamento em ambos é o cartão de crédito, 91% nos pequenos e 92% nos grandes, seguida pelo dinheiro vivo (27% e 28%, respectivamente) e o Pix (23% e 12%). Além disso, 75% dos clientes de pequenos escolhem o pagamento à vista.

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

Sair da versão mobile