Ícone do site Portal Contexto

São Paulo terá 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual em SP

mostra internacional
1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual. Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo.

Encontro acontece entre os dias 1º e 30 de setembro

O governo do estado de São Paulo anunciou que terá, no mês de setembro, a primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual. Serão exibidos 33 filmes de 21 países, por meio da plataforma gratuita #CulturaEmCasa. A mostra acontece a partir da próxima terça-feira (1º) e vai até 30 de setembro.

Entre os filmes, 22 são longas, dois são curtas de animação e nove são documentários, todos inéditos no Brasil e com legendas em português.

“Mais uma iniciativa boa e positiva para o setor de Cultura e Economia Criativa, que tanto vem sofrendo com os efeitos da pandemia.”, afirmou o Governador João Doria.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais em parceria com consulados, embaixadas e institutos dos países participantes e da organização Amigos da Arte.

“Realmente estamos produzindo algo que é um acontecimento em termos culturais e em termos diplomáticos”, disse o secretário estadual de Cultura de SP, Sérgio Sá Leitão.

A programação da mostra internacional será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19h e às 22h. Alguns filmes ficarão disponíveis por tempo limitado para exibição por demanda, mas alguns serão exibidos em sessão única.

A abertura do evento está marcada para o dia 1º de setembro, às 15h, com um webinar com o crítico de cinema Miguel Barbieri Júnior. Ele vai apresentar o panorama atual da produção audiovisual no Brasil. Em seguida, será exibido o filme Sabores do Templo (Coreia do Sul).

Entre os filmes a serem exibidos estão o longa canadense Pequenos Gigantes (GIant Little Ones) e o alemão Férias (Ferien). Será exibido também o longa Hindi Medium, uma das maiores bilheterias da Índia.

Plataforma

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada pelo Governo do Estado em 20 de abril. Em quatro meses, o serviço gratuito registrou 1,5 milhão de visualizações nos mais de mil conteúdos ofertados, com 575 mil usuários únicos.

 

*Com informações do Governo do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile