Ícone do site Portal Contexto

Revelação do Breaking participará do Jogos Universitários em Joinville

breaking
Foto: Lu Mazza e The Sarará

 

Breaking é uma arte que virou esporte olímpico e faz parte do JUBs, os Jogos Universitários Brasileiros. A competição deste ano acontece em Joinville de 8 a 21 de outubro. São esperados mais de 5 mil atletas de todo o país. A competição é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

De São Paulo vem o atleta que se coloca entre os melhores do país quando o assunto é o Breaking. Marcio Vinicius Nunes de Souza (18), conhecido como B-Boy Marcin, estudante de Educação Física da Faculdade Católica Paulista e integrante da Crew Dream Kids Brazil.

Marcin é um dos grandes nomes da nova geração do Breaking Brasileiro, recentemete entrou para o grupo dos 10 melhores b-boys do país após ficar em 9° lugar no Campeonato Nacional de Breaking Esporte organizado pela CNDD.

Filho de uma enfermeira  e de um serralheiro, começou a dançar com 7 anos. Se destacou em eventos como: Brazil Battle Pro (GO), onde foi tri-campeão, Rival vs Rival (SP), 2º lugar no mundial Dance Summer Camp, em Portugal, participação no Lille Battle Pro, na França. Em 2020, perdeu a mãe vítima de Covid-19.

Esse ano na Cidade do Rio do Janeiro ficou no Top 8 no  campeonato  de breaking Red Bull BC One, que é a maior e mais prestigiada competição de breaking 1×1 do mundo. E na Cypher São Paulo ficou no Top 16.

Marcin vem se destacando por ter uma dança limpa, por misturar o que era feito no passado com o presente, unindo movimentos acrobáticos de impacto e explosivos junto com sua dança. O ser completo não é algo desejável, mas uma necessidade nos B-Boys e B-Girls de hoje em dia que pretendem competir em todos os cantos do mundo e almejar pódios.

O atleta se mostra animado com a participação no JUBs. “”É uma grande oportunidade de mostrar e defender a minha dança. O Breaking já é uma realidade olímpica e precisa estar também nas competições escolares e universitárias pelo mundo. Esse ano teve Gymnasiade no Rio de Janeiro para os mais novos onde o Breaking brasileiro chegou nos primeiros lugares e agora o JUBs em Joinville para os universitários, onde estarei e vou fazer o meu melhor defendendo a minha dança! Esse diálogo com a nova geração é muito importante e deixa claro que o futuro já chegou! Estou feliz de participar!”, disse.

Sair da versão mobile