
Evento marcado para 30 de novembro contará com distribuição de ingressos pelo GDF e show musical após a prova
O Autódromo de Brasília será reaberto no dia 30 de novembro de 2025 com entrada gratuita para o público. A reinauguração contará com uma corrida da Stock Car, uma das principais categorias do automobilismo nacional. Os ingressos serão distribuídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em formato a ser definido em parceria com o Banco de Brasília (BRB).
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pelo governador Ibaneis Rocha, durante o evento de criação da Secretaria da Juventude, no Palácio do Buriti. Segundo o chefe do Executivo, além da corrida, haverá duas apresentações musicais para relembrar a antiga Micarê Candanga, promovendo uma grande celebração para a população.
“Vamos lotar o Autódromo do Distrito Federal e, depois, para quem gosta de música baiana, teremos duas apresentações”, declarou Ibaneis Rocha.
Estrutura e capacidade
Fechado desde 2014, o autódromo passa por reformas estruturais que mantêm seu traçado original e incluem melhorias nas áreas de escape, drenagem, arquibancadas temporárias e segurança. O novo espaço permitirá seis variações de traçado, adaptadas para diferentes modalidades como corridas de carros, motos, arrancada e drift. A capacidade estimada é de até 100 mil pessoas por evento.
A pista principal terá 5.384 metros de extensão, com 16 curvas e três grandes retas. A mais longa tem 803 metros, enquanto a de largada mede 614 metros. A curva 1, de alta velocidade, possui 207 metros e inclinação de 5°. A pista conta ainda com largura de 15 metros na largada e 14 metros nos demais trechos, favorecendo ultrapassagens e disputas acirradas.
A infraestrutura do complexo inclui 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa e transmissão, camarotes e áreas VIPs, totalizando 15.592 m².
Projetado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da CBA, o autódromo atenderá aos padrões internacionais de segurança e qualidade, apto a sediar eventos de automobilismo e motovelocidade no cenário nacional e sul-americano.
Avanço das obras
As obras do Autódromo de Brasília alcançaram 85% de execução global, conforme relatório do BRB. Estão 100% concluídas as etapas de serviços preliminares, terraplenagem, pavimentação e consultoria técnica. A drenagem está em 95%, a caixa de brita em 97% e as barreiras de pneus e guardrails em 88%.
As equipes agora atuam nas fases finais de paisagismo, sinalização e substituição dos alambrados. A pista principal já está concluída, e o cronograma segue dentro do previsto para a entrega total do espaço.