Ícone do site Portal Contexto

Projeto Planetário Jovem leva oficinas e exposição sustentável a Brasília até maio de 2026

Foto: Thiago Oliveira

O Planetário de Brasília recebe até 25 de maio de 2026 o Planetário Jovem, projeto educativo que oferece exposição interativa ao ar livre e oficinas gratuitas de ciência, tecnologia e sustentabilidade para crianças e adolescentes. A iniciativa é realizada pelo Instituto Futuro Certo (IFC) em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF.

A exposição, instalada no espaço externo, apresenta totens sustentáveis e ficará aberta por 155 dias, promovendo o contato direto com conceitos científicos de forma acessível e lúdica. O objetivo é transformar o local em um ambiente de aprendizagem contínua, estimulando a curiosidade e a consciência ambiental.

“Despertar esse lado criativo nos mais jovens é ajudar a desenvolver habilidades futuras ligadas ao futuro tecnológico e sustentável”, afirma Rafael Vitorino, secretário da Secti-DF.

Oficinas gratuitas para mais de mil participantes
O projeto inclui ainda 24 oficinas educativas dentro do Planetário, entre janeiro e março de 2026, com capacidade total para 1.080 participantes. As atividades são divididas por faixa etária (de 6 a 14 anos) e adotam metodologias baseadas na experimentação e no aprendizado ativo.

“Usamos materiais simples, muitas vezes reutilizáveis, para mostrar que o conhecimento está ao alcance de todos”, explica Marcelo Câmara, presidente do Instituto Futuro Certo.

Programação de janeiro a março
Entre as oficinas oferecidas estão:

As inscrições são gratuitas e as atividades priorizam o uso de materiais reutilizáveis, reforçando a mensagem de sustentabilidade.

Todas as oficinas acontecem em dois turnos, de 08h às 12h e 14h às 18h, com capacidade para até 45 crianças e adolescentes por turma. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis no site Link.

Sair da versão mobile