
Intercâmbio cultural e linguístico tem apoio do GDF; embarque foi realizado nesta quinta-feira (4)
Nesta quinta-feira (4), 102 estudantes da rede pública do Distrito Federal embarcaram para o Reino Unido pelo programa Pontes para o Mundo, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) e instituições internacionais. O projeto oferece uma imersão cultural e linguística como parte da formação dos jovens.
Despedida no Aeroporto de Brasília
O embarque ocorreu no Aeroporto Internacional de Brasília, com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Um grupo de 27 estudantes partiu em voo da Air France/KLM às 14h20. Eles se reuniram previamente na sala VIP do Banco de Brasília (BRB), onde receberam orientações da equipe da SEEDF e se despediram de amigos e familiares.
“Para esses jovens, quase 100% deles, é a primeira vez que vão fazer uma viagem internacional”, destacou Mayara. A primeira-dama, idealizadora do programa, também é ex-aluna da rede pública e do Centro Interescolar de Línguas (CIL).
Intercâmbio com acompanhamento
Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, o embarque foi dividido em dois dias: 33 estudantes viajaram na quarta-feira (3) e 69 nesta quinta (4), totalizando 102. Além dos alunos, dez profissionais da Secretaria de Educação acompanharam o grupo nos primeiros dias de intercâmbio, apoiando a ambientação, visitas às casas, às famílias e aos locais de estudo.
Os alunos também terão uma hora diária de estudo na plataforma do Programa de Avaliação Seriada (PAS), para manterem a preparação para as provas na volta ao Brasil.
Vozes dos estudantes
Nicole Gomes, 16 anos, aluna do CEM 2 de Ceilândia, afirmou:
“Eu espero voltar uma outra pessoa do intercâmbio, que eu possa me transformar e transformar a minha família, as pessoas ao meu redor, os colegas da minha escola, incentivar os estudos deles, principalmente”.
Cauã Diniz, também de 16 anos, aluno do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, relatou que participar do programa é a realização de um sonho:
“Eu sempre gostei de aprender coisas novas, de querer realmente ir para fora. Minha mãe fala que, quando eu era pequeno, eu já queria meio que explorar outros lugares. Então, estou muito empolgado”.
Programa em expansão
O Pontes para o Mundo é uma iniciativa do GDF para selecionar estudantes da rede pública para experiências no exterior. O objetivo é ampliar oportunidades acadêmicas e profissionais por meio da vivência internacional.
A expectativa é de que, em 2026, o programa disponibilize 400 vagas, com destinos como Japão, Alemanha e Espanha. Segundo Hélvia Paranaguá, um projeto de lei será enviado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para transformar o programa em política de Estado.
“O PL está pronto, estamos apenas ajustando e logo será enviado para a CLDF. A ideia é que esse programa deixe de ser uma política de governo e passe a ser de Estado.”
Papel dos Centros Interescolares de Línguas
O Centro Interescolar de Línguas (CIL) é parte essencial da formação desses estudantes. Com 17 unidades em 14 regionais de ensino, os CILs oferecem cursos em inglês, espanhol, francês, japonês e alemão. Desde 2019, mais de 350 mil estudantes passaram pelas unidades, com investimento de R$ 1,37 milhão em manutenção.
Atualmente, 829 professores compõem o corpo docente, promovendo uma formação que vai além da gramática — voltada à comunicação, expressão e inclusão.