A fisioterapia respiratória faz parte da reabilitação pulmonar e ajuda na redução das mortes dos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Entre as pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 80% sofrem diariamente com a sobrecarga de sintomas como dispneia, fadiga, tosse e expectoração. Para oferecer suporte adicional à terapia farmacológica a esses pacientes, a biofarmacêutica Chiesi lança o RecuperAR, serviço que disponibiliza fisioterapia respiratória online e gratuita aos pacientes cadastrados no programa AcessAR.
A fisioterapia respiratória faz parte da reabilitação pulmonar, que está entre as terapias não farmacológicas mais efetivas para reduzir os sintomas da doença, aumentar a capacidade de exercício e melhorar a qualidade de vida, segundo o protocolo de tratamento Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). Também se mostra efetiva em reduzir em até 64% os casos de hospitalização/ano e em 68% o risco de mortalidade/ano.
Com o programa, o paciente terá acesso a três atendimentos online e gratuitos para ser avaliado por um fisioterapeuta especialista na área respiratória. Nas sessões, será orientado sobre como utilizar o dispositivo inalatório corretamente e aprenderá exercícios respiratórios, como a respiração freno labial para reduzir a falta de ar, a respiração diafragmática para melhorar a ventilação pulmonar, técnicas de tosse assistida para remoção de secreções das vias aéreas, além da drenagem postural, uma técnica de higiene dos brônquios.
A DPOC é considerada a 5ª maior causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) entre pacientes com mais de 40 anos, sendo que 6 milhões de pessoas no país vivem com a doença, responsável pela morte de uma média de 40 mil brasileiros por ano. Apesar de a DPOC ser uma doença crônica que não tem cura, o tratamento e a assistência adequados podem evitar crises e internações, e estender a expectativa de vida dos pacientes.
Para participar do programa RecuperAR é preciso acessar o site e realizar o cadastro ou o login. Depois, basta clicar em “Acessar” e “Solicitar Fisioterapia Respiratória” para agendar o atendimento. O programa também está disponível para pacientes com asma.