Ícone do site Portal Contexto

Premiado em Portugal, documentário “Catadoras”, patrocinado pela Novelis, ganha sessão especial no Novembro Negro do Cine Brasília

Filme, que celebra a força e a resiliência de mulheres catadoras de materiais recicláveis, foi eleito Melhor Documentário no FESTin em Lisboa e será exibido no dia 16 de novembro

Após receber o Prêmio Pessoa de Melhor Documentário na 16ª edição do FESTin – Festival Internacional de Cinema da Língua Portuguesa, em Lisboa, o documentário “Catadoras” terá uma sessão especial em Brasília. A exibição acontecerá no dia 16 de novembro, às 14h, no icônico Cine Brasília, como parte da programação oficial do Novembro Negro, ação realizada em todo o Brasil, em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Lançado em 2024, o filme mergulha no universo das mulheres que são agentes fundamentais da cadeia de reciclagem no Brasil, revelando suas histórias de luta, empoderamento e contribuição essencial para a sociedade e o meio ambiente. A obra oferece um olhar sensível e poderoso sobre uma realidade muitas vezes invisibilizada, conectando justiça social, pautas de gênero, raça e sustentabilidade.

O projeto foi viabilizado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio reflete o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovem a cultura e geram impacto social positivo, alinhado à sua atuação na economia circular. Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, o reconhecimento do documentário é a prova do poder transformador da cultura. “É um orgulho imenso para a Novelis ver um projeto que apoiamos alcançar reconhecimento internacional e, ao mesmo tempo, fomentar um diálogo tão necessário sobre inclusão e sustentabilidade.”

Segundo sua diretora, Dayse Porto, “Catadoras” é um filme que retrata a vida do ponto de vista de quatro mulheres que tiram seu sustento da coleta de material reciclado. “O documentário foi dirigido e produzido por mulheres, e explora o universo feminino e suas potências na transformação do mundo, abordando também a questão ambiental com grande sensibilidade humana”.

As catadoras são heroínas da economia circular, e esta obra celebra a força delas com a dignidade que merecem. A inclusão na agenda do Novembro Negro ressalta a relevância do filme no debate sobre as questões raciais no Brasil, já que muitas dessas trabalhadoras são mulheres negras, chefes de família, que encontram na coleta seletiva seu sustento e espaço de resistência”, finaliza Eunice Lima.

SERVIÇO:

  • O quê: Exibição do documentário “Catadoras”
  • Quando: 16 de novembro de 2025 (sábado), às 14h
  • Onde: Cine Brasília (Asa Sul, Entrequadra Sul 106/107)
  • Classificação Indicativa: Livre
Sair da versão mobile