No último mês, os usuários ultrapassam os 800 mil acessos em relação à média dos últimos 12 meses, o que representou uma alta de 55%
O Portal da Transparência do Distrito Federal bateu recorde de visualizações em maio deste ano. Ao todo, foram 820.412 visualizações juntando as páginas do site e da versão mobile. O aumento nas visualizações foi de 55% em relação à média dos últimos 12 meses, que é de 527.776 acessos.
O top 3 das páginas mais acessadas dentro do são Remuneração dos Servidores, Despesas e Receitas, na devida ordem.
“Esse aumento no número de visualizações comprova que a Controladoria-Geral do DF tem conseguido atingir seu maior objetivo, que é facilitar o acesso às informações relacionadas ao governo à população. A versão mobile foi construída para tornar a navegação ainda mais fácil e rápida pelo celular”, explica Paulo Wanderson Martins, o controlador-geral do Distrito Federal.
Diferentemente de quando o site é acessado pelo telefone móvel e é responsivo, a versão mobile, lançada em 13 de abril, foi desenvolvida especificamente para o acesso pelo celular. O intuito foi facilitar a experiência do usuário para possibilitar uma melhor forma de navegação e otimizar a visualização das informações abrangidas no portal, tal como em um aplicativo. Entretanto, não é preciso baixar nas lojas de aplicativo. Basta acessar o Portal da Transparência no navegador do celular e escolher a versão mobile.
Rejane Vaz, subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, enfatiza que o Portal da Transparência é a principal fonte de consulta do cidadão para exercer o controle social. “É por esse canal que as pessoas do DF podem ficar atentas a toda a movimentação do governo, como o recebimento de impostos e a maneira como eles têm sido gastos, a contratação de empresas, os convênios firmados e as licitações realizadas. É possível verificar também informações sobre emendas parlamentares e a remuneração dos servidores, tudo em um só portal”.
O Portal da Transparência possui um recurso de super busca, ferramenta construída de maneira parecida à busca do Google, a qual traz de forma ágil e eficiente as informações do banco de dados sem que o usuário necessite de conhecimentos técnicos para encontrá-las. Basta digitar uma palavra, e tudo que for relacionado a ela é identificado em seguida.
*Com informações de Agência Brasília