O Creare é um evento totalmente gratuito que visa reunir crianças de 04 a 12 anos e suas famílias em momentos de imersão à cultura, aprendizado e diversão. Pela primeira vez em Brasília, o CREARE tomará conta do jardim do CCBB Brasília e apresentará uma programação diversa, acessível e inclusiva. O evento funciona como um circuito cultural, em que todas as turmas têm a possibilidade de experienciar todas as atividades oferecidas e ocorrerá de 21 a 24 de setembro, em dois turnos (manhã e tarde), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Os espetáculos musicais e teatrais acontecerão, no palco CREARE, às 11h e às 16h de cada dia.
Com exposição, atividades interativas e momentos de descoberta, a criatividade e a conexão com diferentes formas de expressões artística proporcionam uma experiência cultural única e enriquecedora. Serão sete atividades culturais: exposição, literatura, artes plásticas, teatro, saúde, música e educação financeira, desenvolvidas durante o projeto em formato de oficinas com duração de 25 minutos cada.
Com o intuito de estimular o desenvolvimento intelectual, emocional e criativo das crianças, Marina Taddeucci, Head de Cultura da TTK, empresa organizadora do CREARE, ressalta a importância do circuito para a formação cultural do público: “O CREARE é uma oportunidade única para as crianças explorarem o mundo da arte, da literatura, do teatro e da música. Através de atividades lúdicas e interativas, elas podem despertar sua criatividade, ampliar seus horizontes e se encantar com diferentes expressões artísticas”.
A programação é idêntica para todos os dias, de quinta a domingo, sendo possível se inscrever para as atividades educativo-culturais para o período da manhã (08h30 às 11h30) ou para o período da tarde (13h00 às 16h00), mediante disponibilidade de vagas. As exposições ficam abertas ao público durante todo o período do evento e ao final de cada dia, o evento será encerrado com uma apresentação do grupo Canta Curumim, também para todo o público presente.
O CREARE é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Brasilprev Seguros e Previdência S. A, líder no segmento de previdência privada, e conta com o apoio de prefeituras, secretarias e parceiros locais, consolidando-se como uma referência na formação cultural das crianças brasileiras.
De Brasília, o CREARE seguirá para São Paulo, onde ocorrerá de 05 a 08 de outubro.
Novidades do CREARE 2023
Neste ano, a Brasilprev, patrocinadora do evento, irá oferecer uma atividade visando o aprendizado em educação financeira para crianças. As noções básicas sobre dinheiro, economia e planejamento financeiro será apresentada ao público de forma lúdica, divertida e adequada à faixa etária.
Além disso, o evento contará com monitores que estarão à disposição do público para apresentar e contextualizar as obras de arte expostas, mediando a experiência de apreciação das diferentes expressões artísticas.
Acessibilidade no CREARE 2023
O CREARE tem compromisso com a acessibilidade e contará com um intérprete de Libras para que as crianças com deficiência auditiva sejam incluídas e participem do evento. Assim como para as pessoas com deficiência visual, será disponibilizado conteúdo em Braile. Haverá, também, uma cartilha em formato de gibi, com informações, curiosidades e uma estória da infantil relacionada ao projeto.
O todo o material do CREARE – cartilha educativa e lúdica que estimula o desenvolvimento das crianças – estará disponível para download gratuito no site bb.com.br/cultura e no site oficial do evento: https://www.projetocreare.com.
Programação
Exposição – Cidadela
A exposição conta com 25 fotografias, contando a história de Cidadela, um território livre, onde você passeia pela diversidade. A artista Maria Helou Zuquim indaga questões que se resultam em uma experiência em que todas as pessoas pudessem ser habitantes construtores de novas perguntas, como crianças. A fotografia e curadoria, são de Mônica Cardim.
Literatura
Oficinas de Contação de Histórias/Mediação de Leitura: Dobradura, brincadeiras e mediação de leitura e contação de histórias, como recurso de interação entre os participantes. Material: tecido.
Arte-educadora responsável – Andréia Celegatto: Escritora psicopedagoga, contadora de histórias, educadora brincante, educadora musical, compositora de músicas infantis e artesã. Natural de Andradas MG, residente em Americana SP. Formada em pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia, educação Especial, Libras, Educação Musical e Contação de Histórias e literaturas, especialista em Musicalização Infantil | Compositora de Músicas Infantis.
Cênicas
Oficina de Teatro: Desenvolvimento de histórias e expressão vocal e corporal, com crianças a partir do uso de fantoches e personagens que explorem a imaginação e a criatividade das crianças. Uso livre da criatividade.
Arte-educador responsável – Antônio Fachetti: Ator, participou de várias séries na Netflix, entre elas Manhãs de Setembro. Desenvolve pesquisas como contador e mediador de leitura para crianças em comunidades.
Música
Oficina de Música: Apresentação de instrumentos de diversas categorias para os participantes, para aproximá-los dos conceitos básicos de ritmo e melodia, assim como permitir que cada criança utilizando um instrumento, participe de uma interação musical em grupo a partir das instruções e coordenadas do arte educador.
Arte-educador responsável – Sandro Livack: músico e compositor. Integrante do “Canta Curumim”.
Artes plásticas
Oficina de Artes Plásticas: Serão trabalhadas técnicas de serigrafia e colagem com atividade de autorretrato. Em um experimento com papéis coloridos, a oficina Novos Habitantes propõe um diálogo com os participantes sobre identidade e o espaço de “onde habitamos”.
Arte-educadora responsável – Maria Helou Zuquim: Premiada artista, cenógrafa, figurinista, ilustradora e educadora, formada em Ed. Artística – Unesp, em Cenografia pelo Espaço Cenográfico e Artes Plásticas – FAAP e em cenografia pelo Espaço Cenográfico. Entende a arte e a educação como potências transformadoras. Com sua trajetória dedicada em grande parte ao público infantil, trabalha com o universo onírico e fantástico para contar histórias. É uma criadora que se ramifica entre muitos suportes, matérias, técnicas e expressões, quase sempre costuradas pelas artes têxteis. A amplitude de sua produção aparece em seus distintos trabalhos como: o quadro bordado vencedor do Concurso CONTRASTES MAB FAAP; a performance “Fauna InFesta”, na exposição Augusto de Campos no Sesc Pompeia; O espaço lúdico “Tantas Artes”, do Sesc Consolação; e as direções de arte dos espetáculos “O Príncipe Feliz”, premiado pelo 13° Festival Cultura Inglesa; “Mário e as Marias”, premiado pelo APCA; “Os Saltimbancos”, indicado ao prêmio FMSA. Atualmente dedica-se à Exposição Cidadela.
Saúde
Oficina de Alimentação Saudável: Utiliza um livro de receitas, instrumentos como papeis, carimbos de alimentos ilustrativos, colagem, pintura e escrita. Neste livro a turma de crianças é indagada a uma reflexão a partir de suas memórias afetivas, construir e até reconstruir receitas. Baseado na Casa Afeto, exposição que retrata uma cozinha como forma de expressão afetiva.
Arte-educadora responsável – Juliana Notari: A mais de 20 anos dedicada integralmente à pesquisa e experimentação nas artes das marionetes. Desde 2000, dedica-se à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Em 2005 se formou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP). Residiu durante sete anos na França, onde começou o mestrado de Artes do Espetáculo na Universidade de Strasbourg, deixando-o em 2010 para realizar Vieilles Boîtes (Velhas Caixas), pesquisa artística sobre a velhice, internando-se seis meses em uma residência de idosos na região de Rhône-Alpes e produzindo cinco peças. Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarets, oficinas e cursos, realizando turnês por Brasil, México, Bolívia, Argentina, Colômbia, Espanha, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros. De 2014 a 2020 foi gestora do Condomínio Cultural em São Paulo, onde dirigiu um atelier dedicado ao movimento da matéria e da Marionete Livre. É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea ao lado dos companheiros Cleber Laguna e Marcia Fernandes da Cia Mevitevendo. Em 2021 e 2022 realiza o projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural. O projeto consistiu na criação do curta-metragem Coágulo e a publicação do livro Pedagogia da Marionete Livre. Em 2022 foi roteirista e assessora de mecanismos na Exposição Cidade de Maria Zuquim que foi realizada no Sesc Pompéia, em São Paulo.
Educação financeira
Apresentação lúdica de conhecimento e planejamento financeiro, através de atividades práticas com as crianças: Uma abordagem em relação ao dinheiro. Através de uma experiência lúdica a história do dinheiro é trazida, a fim de proporcionar a reflexão em todos que participam. Qual os seus sonhos? Como você acredita que pode realizar? Através de um material impresso, os participantes serão conduzidos em uma atividade de dobradura de “come, come”, onde será despertado o entendimento e diferença entre “querer” e “precisar”, diante do que elas pretendem “fazer”, “ter” e “ser”. Ao término da oficina, as crianças receberão um cofrinho com dinheirinhos em papel semente.
Arte-educadora responsável – Cristiane Bonetto: Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP, MBA em Gestão Escolar – Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN) em parceria com o MATHEMA, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Educação Infantil, Administração e Orientação Escolar. Experiência em docência, coordenação, direção escolar e formação de educadores. Assessora Pedagógica do Grupo Somos, Editora FTD, consultora educacional da Editora do Brasil, SM, responsável pelo projeto pedagógico de coleção voltada à Educação Financeira, autora de coleção didática pela Editora FTD, periódicos de educação voltados para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I e livros paradidáticos.
Apresentação Musical
Apresentação musical do espetáculo “Cantando Histórias Musicais – Canta Curumim”.
É um espetáculo musical, infantil, interativo, brincante e paradidático com duração de 30 minutos. Por meio de músicas e brincadeiras, os espectadores irão vivenciar uma experiência maravilhosa no universo artístico e interativo do Canta Curumim.
O espetáculo “Cantando Histórias Musicais – Canta Curumim” tem como objetivo resgatar as brincadeiras musicais, e utilizando-se destas para incitar a leitura, disseminar ritmos, incentivar a expressão corporal, a contação de histórias e estimular o repertório do brincar.
Grupo Canta Curumim: O grupo Canta Curumim, é um grupo musical infantil, fundado em 2014.Liderado pelo artista, compositor, intérprete e multi-instrumentista Sandro Livahck, conhecido pelo pseudônimo artístico de Canta Curumim, pseudônimo este que acabou virando o nome do grupo.
Ficha técnica
Marina Taddeucci: Gestão de Cultura e Formação
Fabio Avelar: Gestão de Produção Cultural
Marcelo Ferraz: Coordenação de Cultura e Formação
Gustavo Soares: Coordenação de Produção Cultural
Ana Notte: Direção de Arte
Anderson Andreotti: Produção Cultural
Nalva Sysnandes: Produção Cultural Local
Tatiana Barros: Coordenadora de Comunicação
Luiza Cavalcanti: Analista de Atendimento
Felipe do Amaral: Analista de Atendimento
Maria Helou Zuquim: Artista Criadora da exposição Cidadela
Mônica Cardim: Fotografia e Curadoria Fotográfica da exposição Cidadela
Maria Helou Zuquim: Arte educadora do estande de atividades – Artes Plásticas
Andréa Celegatto: Arte Educadora do estande de atividades – Literatura
Antônio Faquetti: Arte Educador do estande de atividades – Teatro
Cristiane Boneto: Arte Educadora do estande de atividades – Educação Financeira
Sandro Livack: Arte Educador do estande de atividades – Música
Juliana Notari: Arte Educadora do estande de atividades – Saúde
Banda Canta Curumim: Grupo Musical
Luciano Silva: Mediador de Exposição
Luciana Alabastro: Mediadora de exposição.
Serviço
CREARE
Data: de 21/09 até 24/09
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília (sujeito à lotação)
Classificação indicativa: livre, indicado para crianças de 04 a 12 anos
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 09h às 21h.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Tel.: (61) 3108 7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Instagram/ccbbbrasilia
youtube/bancodobrasil