Brasília e mais 11 capitais já cancelaram as festas públicas de Réveillon
A nova variante do coronavírus, ômicron, provocou o cancelamento das festas públicas de Réveillon em pelo menos 12 capitais e em Brasília, o governador Ibaneis Rocha confirmou que a cidade não terá uma comemoração de ano novo para não “arriscar um retrocesso”.
Pelas redes sociais, o governador esclareceu: “Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate.”
A programação de fim de ano no Distrito Federal incluia a realização de festas públicas em cinco palcos descentralizados, e para entrar seria necessário apresentar comprovante de vacinação. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, disse que “Neste momento, toda a preocupação do GDF está em torno da segurança da população e da saúde pública. O governador Ibaneis Rocha levou em consideração a vida humana, o bem mais valioso. Nesse contexto de insegurança mundial com o vírus, cancelar essas festas públicas é natural e responsável. São vidas humanas que estão em jogo”.
Nova variante
O Distrito Federal vive um momento de flexibilização das normas contra a covid-19, como a liberação das máscaras em ambiente aberto e o fim das restrições da capacidade de espaços como teatros e restaurantes. Agora, o DF aguarda o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen) para saber se um viajante procedente da África do Sul apresenta a nova variante.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o homem tem entre 40 a 49 anos, tomou três doses da vacina contra a covid-19 e testou positivo para a doença. Ele segue em isolamento domiciliar.
O resultado do sequenciamento genético deverá sair em quatro dias.
*Com informações da Agência Brasília