Ícone do site Portal Contexto

Natação: Uma boa para enfrentar a seca no Distrito Federal

Foto: Divulgação

Com o alerta laranja do Inmet para a baixa umidade do ar, a natação é uma excelente alternativa para crianças e adultos se refrescarem e praticarem uma atividade física completa

Com a seca intensa e a estiagem prolongada no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, devido à baixa umidade, em 15 estados e no Distrito Federal. Em Brasília, a umidade chegou a 7%. Em meio a esse cenário, a prática regular de atividades físicas como a natação tem se mostrado uma aliada essencial para a saúde.

A Academia D’stak oferece aulas de natação que, além de promoverem o condicionamento físico, também ajudam a aliviar os sintomas causados pela baixa umidade, especialmente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios. Segundo o professor de Educação Física Wilson Brasil, a natação é uma das atividades mais completas, trazendo benefícios tanto para crianças quanto para adultos. “O ambiente da piscina, com sua umidade natural, contribui para manter as vias aéreas hidratadas, o que reduz irritações e facilita a respiração, especialmente em tempos de seca”, explica. Além disso, ele destaca que a natação melhora a resistência respiratória, muscular e cardiovascular, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema respiratório.

“A respiração controlada exigida durante os exercícios aquáticos fortalece os músculos respiratórios, aumentando a capacidade pulmonar e melhorando a eficiência respiratória”, acrescenta Wilson Brasil. Ele também observa que, para crianças, a natação ajuda a evitar deformidades posturais que podem ser causadas por doenças respiratórias, criando uma consciência corporal e ensinando a usar o diafragma de forma eficiente.

Sair da versão mobile