Ícone do site Portal Contexto

Mamografia 3D: Tecnologia é um aliado na detecção do câncer de mama

Exame de mamografia 3D Imagem: Fujifilm/Divulgação

No mês de conscientização para o controle do câncer de mama, a tecnologia aparece como uma aliada importante para o diagnóstico precoce

A evolução da tecnologia segue auxiliando a medicina na detecção de diversas doenças, contribuindo para o diagnóstico precoce. Com o câncer de mama não é diferente, a mamografia 3D ou a tomossíntese é um exame rastreamento que proporciona uma visão tridimensional da mama, sendo assim, mais eficaz na detecção de qualquer alteração na mama.

Um estudo realizado pela Universidade de Munster, da Alemanha, e publicado pela revista científica Lancet Oncology, revela que há um aumento de 48% na capacidade de detecção de tumores invasivos quando a tomossíntese é utilizada em conjunto com a mamografia tradicional, tornando-a mais precisa do que o exame tradicional.

Tecnologia aprimorada

A tomossíntese oferece uma visão aprimorada da mama, permitindo que radiologistas identifiquem lesões mamárias de maneira mais acurada. “Esta abordagem tridimensional reduz a sobreposição de tecido mamário, tornando mais fácil a detecção de pequenos tumores e lesões suspeitas, muitas vezes imperceptíveis em mamografias tradicionais. Isso é muito relevante, considerando-se que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, incluindo o Brasil,” afirma Josemaria Pereira de Francesco, especialista de produtos Raio-X da Fujifilm.

O exame também demonstra uma significativa redução na taxa de falsos positivos em comparação com a mamografia convencional. Isso não apenas ajuda a evitar procedimentos invasivos desnecessários, mas também proporciona às pacientes uma maior tranquilidade durante o processo de triagem.

Além disso, ao ser realizada usando a mesma máquina de mamografia de rotina, a tomossíntese se torna o procedimento mais eficiente e minimiza o desconforto para as pacientes. Isso significa que as mulheres podem continuar a realizar seus exames de rastreamento de maneira conveniente e com maior confiança nos resultados.

“Com base na crescente evidência científica, a tomossíntese está ganhando reconhecimento como um avanço significativo na detecção precoce do câncer de mama. É importante que as mulheres discutam com seus médicos a possibilidade de realizar a tomossíntese como parte de seu check-up anual”, complementa a especialista.

À medida que a tecnologia e a pesquisa continuam a evoluir, espera-se que a tomossíntese desempenhe um papel cada vez mais importante na detecção precoce e no tratamento bem-sucedido do câncer de mama.

Sair da versão mobile