O evento de lançamento do 2º semestre acontecerá em 13/05 (sábado), a partir das 8h30, na ESPM São Paulo
A ESPM, escola de negócios, lança a segunda fase do Programa Jovem Inusitado, iniciativa de capacitação complementar para estudantes de escolas públicas, no próximo dia 13 de maio, a partir das 8h30, em seu campus na Vila Mariana (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123), em São Paulo. A proposta tem como objetivo criar uma ponte entre o ensino médio e a educação profissional, contribuindo para a preparação dos estudantes para os vestibulares de instituições públicas e privadas.
Essa segunda fase do programa recebeu 187 inscrições válidas, sendo 126 meninas e 61 meninos, de um total de 230 inscrições, de 43 escolas públicas participantes localizadas nas zonas Sul, Norte, Oeste, Leste e da Grande São Paulo. As novas turmas serão formadas pela seleção de 219 alunos, entre 16 e 22 anos, com renda familiar de até três salários-mínimos. As aulas acontecem aos sábados, a partir de 12 de agosto, em período integral, no campus ESPM Vila Mariana.
Segundo Dalton Pastore, presidente da ESPM, a educação é fundamental para o país. “Não temos a ambição de substituir o importante trabalho que as escolas públicas têm desempenhado. Nossa pretensão é possibilitar aos jovens crescimento intelectual e de conhecimento, para se tornarem melhores cidadãos e profissionais”.
O curso preparatório vai além do reforço escolar e mira desenvolver habilidades interpessoais e raciocínio lógico, com aulas focadas em resultados, capacitação técnica e comportamental. “Acreditamos no fortalecimento de uma cultura de aprendizagem continuada para que os jovens sigam na educação superior após o ensino médio e, como alternativa, para que consigam a primeira oportunidade no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz”, diz Maria Carolina Conejero, coordenadora do Programa Jovem Inusitado.
O programa terá duração semestral e carga horária de 120 horas, com acesso dos alunos a toda infraestrutura da instituição, como laboratório de informática, salas de aula e de estudos, além do uso de uma plataforma de aprendizagem para plantões semanais com educadores para tirar dúvidas sobre exercícios. Os estudantes receberão também alimentação no local, material didático e uniforme.
Além das aulas de português, matemática e projeto de vida, os alunos terão a oportunidade de participar de vivências do Enem com simulações de prova e de redação.
Ao final do curso, os estudantes receberão certificado da ESPM e terão acompanhamento por até dois anos pelo núcleo de oportunidades da escola para que possam participar de processos seletivos da ESPM e de parceiros como Jovem Aprendiz, além de concorrer a vagas para bolsas de estudos.