Na terça-feira (14), a Estação Galeria do Metrô-DF se transformou em um local de celebração da educação e cultura com a inauguração de um vibrante painel de grafite. A obra é uma homenagem aos 550 anos do nascimento de Nicolau Copérnico, o renomado criador da teoria heliocêntrica. A cerimônia contou com a presença do secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, da embaixadora da Polônia, Bogna Janke, e do diretor de Administração do Metrô-DF, Leyvan Cândido.
Uma Homenagem aos 550 Anos de Copérnico
Foi inaugurado um vibrante painel de grafite, uma expressiva homenagem aos 550 anos do nascimento de Nicolau Copérnico, o renomado criador da teoria heliocêntrica, que revolucionou nossa compreensão do cosmos.
Legado de Copérnico e a Teoria Heliocêntrica
O 550º aniversário de Nicolau Copérnico, uma figura polonesa ilustre que abrangeu áreas como astronomia, matemática, medicina, direito e economia, tem sido marcado por diversas homenagens, tanto em seu país de origem quanto em todo o mundo.
Arte nas Estações de Metrô
Representação Gráfica do Heliocentrismo
O mural apresenta o rosto de Copérnico e uma representação gráfica do heliocentrismo, com o Sol no centro, e os planetas orbitando ao seu redor.
Promovendo o Conhecimento
A embaixadora da Polônia, Bogna Janke, expressou sua satisfação em compartilhar o conhecimento sobre esse eminente cientista com os milhares de pessoas que passam diariamente pela Estação Galeria.
Aventura Educativa para Crianças
O evento foi enriquecido pela presença de 12 crianças convidadas pelo Metrô-DF e seus acompanhantes, que tiveram a oportunidade de explorar o galpão de manutenção e um trem, incluindo uma visita à cabine com instruções do piloto e instrutor de tráfego Souza Júnior.
Impressões das Crianças
Bernardo Costa, 9 anos, Elisa Soares, 9 anos, e Clara Soares, 11 anos, estavam entre as crianças convidadas e ficaram impressionados com o desenho criativo que representa o sistema solar de Copérnico.
Visita à Embaixada da Polônia
Após a inauguração do grafite, as crianças foram convidadas para uma visita à Embaixada da Polônia, onde assistiram a um filme sobre Copérnico, participaram de atividades como colorir desenhos, testaram seus conhecimentos sobre os planetas e o sistema solar, e desfrutaram de um lanche gentilmente oferecido pela representação diplomática.
Promovendo Educação, Cultura e Conexão
Essa iniciativa é mais um exemplo de como os espaços públicos podem se tornar um espaço para promover a educação, cultura e conexões internacionais.