Ícone do site Portal Contexto

Golden Globes anuncia primeira edição brasileira para março de 2026 no Rio de Janeiro

Lucas Padilha, Secretário de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Uri Singer, Rafael Cavaliere, Vice-Prefeito do Rio de Janeiro, e Leonardo Edde, Presidente da RioFilme – foto Marco Antonio Lima

A premiação internacional Golden Globes® confirmou sua chegada oficial ao Brasil com a realização do Golden Globes Tribute Awards, que acontecerá em 18 de março de 2026, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).

A cerimônia, que integra a estratégia de expansão global do evento, homenageará artistas e criadores brasileiros com reconhecimento internacional. A noite incluirá tapete vermelho, jantar de gala, cerimônia de premiação e show de encerramento com um nome relevante da música brasileira. Cerca de 350 convidados são esperados, entre atores, diretores, produtores, executivos e personalidades do setor.

“Uma marca mundialmente conhecida como o Golden Globes se une à também globalmente reconhecida marca do Rio de Janeiro. Isso é reflexo do sucesso das políticas públicas implementadas nos últimos anos em prol do audiovisual carioca”, afirmou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

A escolha do Rio como sede se deu após análise de diversas cidades internacionais, levando em consideração a força cultural da cidade, seu patrimônio artístico e seu papel central no ecossistema criativo da América Latina.

“Se o Tribute Awards for o sucesso que esperamos no Rio, poderemos não apenas levá-lo a outros países, mas também voltar à cidade mais bonita do mundo”, declarou Uri Singer, da Urland Ventures LLC, detentora da licença oficial do evento.

A realização ocorre em um momento de crescente visibilidade do cinema brasileiro no exterior, impulsionado por produções como Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e por conquistas recentes como a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme – Drama no Golden Globes de 2025, além da indicação de Wagner Moura para a mesma categoria neste ano.

O evento é resultado de uma parceria entre o Golden Globes, a Urland Ventures e a Prefeitura do Rio de Janeiro, com produção local da Musicalize. A iniciativa posiciona o Brasil no circuito internacional da premiação e reforça o Rio de Janeiro como um polo estratégico para o audiovisual na região.

Sair da versão mobile