
A Global Citizen, maior movimento do mundo dedicado ao fim da pobreza extrema, anunciou que Gilberto Gil se junta ao line-up do Global Citizen Festival: Amazônia, que será realizado no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, no dia 1º de novembro. A primeira edição do festival na América Latina será apresentada por Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira, com participações especiais de Rodrigo Santoro e Estêvão Ciavatta.
Também participarão do evento importantes lideranças e representantes comunitários, entre eles Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Célia Xakriabá, deputada federal por Minas Gerais; Helder Barbalho, governador do Pará; Samela Sateré Mawé, bióloga, artesã, comunicadora e ativista indígena; e Juma Xipaia, cacica da Aldeia Kaarimã, fundadora e diretora-executiva do Instituto Juma e produtora do filme YANUNI.
O festival contará ainda com artistas já confirmados, como Gaby Amarantos, Anitta, Seu Jorge e Chris Martin, do Coldplay, além da participação do Cacique Raoni Metuktire. Os portões do Mangueirão serão abertos às 16h, e o evento começará às 17h30. A transmissão nacional e internacional terá início às 19h.
Outros nomes anunciados incluem Jean Ferreira da Silva, diretor-executivo do Gueto Hub e co-criador da COP das Baixadas; José Kaeté, comunicador e ativista indígena; Hugo Loss, analista ambiental do Ibama; Luene Karipuna, jovem liderança indígena e comunicadora; Priscila Tapajowara, presidente da Mídia Indígena; Puyr Tembé, secretária de Estado dos Povos Indígenas do Pará; Úrsula Vidal, jornalista e secretária de Cultura do Estado; e Vanuza do Abacatal, líder política e espiritual do Quilombo de Abacatal.
Segundo Michael Sheldrick, cofundador e diretor de Políticas, Impacto e Relações Governamentais da Global Citizen, a edição latino-americana será um marco para a causa ambiental. Ele afirmou que o evento acontecerá “na porta de entrada de um dos ecossistemas mais importantes do mundo, para arrecadar fundos para proteger a Amazônia e amplificar as vozes de seus guardiões e protetores”. Sheldrick reforçou o convite ao público para chegar cedo, já que os portões abrem às 16h.