Ícone do site Portal Contexto

Festival Multicultural de Cinema está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

A 3ª edição do FEMUCINE – Festival Multicultural de Cinema está com inscrições abertas para a mostra competitiva de curtas-metragens e convida cineastas de todo o Brasil a se inscreverem gratuitamente até o dia 15 de janeiro. O evento, que será realizado em março no Teatro de Sobradinho, promete celebrar a diversidade e a arte como força transformadora.

Este ano, o festival selecionará 12 curtas-metragens nacionais que abordem temas essenciais como as relações humanas, a natureza, os territórios e a diversidade. Podem participar filmes de ficção, documentário, híbridos, experimentais e animações, com até 30 minutos de duração e classificação indicativa de até 16 anos. Apenas produções finalizadas entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025 poderão concorrer. Os filmes escolhidos estarão na disputa pelos prêmios de Melhor Filme Júri Técnico, Melhor Filme Júri Popular e Menção Honrosa, com premiações que variam de R$ 1.000 a R$ 3.000.

Com a temática “Por todas as nossas relações”, inspirada na sabedoria indígena Lakota (“Mitakuye Oyasin”), o FEMUCINE 2024 convida o público a refletir sobre a interdependência que nos conecta enquanto seres humanos e enquanto parte do planeta. Essa proposta de união de vozes e culturas se estende a outras manifestações artísticas que serão apresentadas ao longo do evento, como música, dança, artes plásticas, visuais, artesanato e gastronomia.

Em sua busca por protagonismo, o FEMUCINE reafirma seu compromisso com a valorização da arte como resistência e transformação. O evento é um importante espaço para cinema independente, com foco na visibilidade de artistas mulheres, negros e LGBTQIA+, celebrando narrativas periféricas e afirmando a importância de grupos historicamente marginalizados na construção do cinema brasileiro. Janaína Montalvão, idealizadora e produtora do evento, destaca o impacto do festival, afirmando que ele se propõe a dar visibilidade ao cinema de periferia, criando um palco de resistência, afeto e valorização para todos.

Além das mostras competitivas de filmes, o FEMUCINE promove shows, exposição de artes visuais, feiras de artesanato e gastronomia, ampliando o diálogo entre as linguagens artísticas e promovendo um espaço cultural de encontros e trocas. A Mostra de Videoclipes também será uma atração imperdível, evidenciando a interconexão entre música e cinema.

O FEMUCINE 2024 é mais do que um festival de cinema: é um movimento de resistência cultural, uma celebração das nossas diversas relações e um convite a todos para vivenciar um evento plural, emocionante e transformador. Se você tem um curta-metragem que se encaixa nessa proposta, não deixe de se inscrever até 15 de janeiro pelo site oficial: FEMUCINE.COM.BR. Não perca a chance de fazer parte dessa grande celebração da arte e da diversidade!

Sair da versão mobile