Ícone do site Portal Contexto

Festival longevo consolida a cultura popular do Repente

 

 

Foto: Pexels

Com realizações desde 1995, o Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno traz a pólos urbanos do DF renomados e jovens representantes da cantoria de Repente

Arte secular e salvaguardada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a Cultura Popular do Repente é admirada não somente por nordestinos e descendentes, mas por muitos moradores do DF. Isso se dá pela presença dos candangos, que trouxeram em suas bagagens as artes do Nordeste e influenciam a vizinhança, assim como pela realização de eventos que as disseminam.

Dentre esses eventos está o Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno, um marco na consolidação da Cantoria de Repente no DF, território habitado por descendentes de todo o país, mas principalmente do Nordeste. O Festival promove o encontro de nomes que vêm se perpetuando e ao mesmo tempo se aperfeiçoando em cada uma de suas realizações, e é fundamental na valorização desses artistas.

Nesta edição de 2024, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto (quinta e sexta-feira), o Festival reúne 20 repentistas, em especial vindos do Nordeste. Entre os quais estão jovens que reconhecidamente despontam como grandes improvisadores, com vocabulário e abordagem modernas e total domínio das regras rígidas de métrica e rima, que caracterizam o Repente.

O palco que vai receber este encontro competitivo entre as duplas de cantadores é o anfiteatro da Casa do Cantador, espaço de arte que nasceu da força nordestina no DF. O Festival é uma realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno – Acrespo, com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF. Além do Repente, a edição conta com atrações do Forró, RAP e Mamulengo.

Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno 2024

Programação

29/8 (quinta-feira):

20h: Mamulengo Presepada

20h30: Fabiane Ribeiro e Lucinha Saraiva (repentistas convidadas)

21h: Competição

Geraldo Queiroga e Cícero Monteiro

Ramalho de oliveira e Messias de Oliveira

Valdenor de Almeida e Donzílio Luiz

Osnil Soares e Sebastião Ferreira

22h Marquim do Tropa (RAP)

30/8 (sexta-feira):

20h: Mamulengo Fuzuê

20h30: Meriele (Forró)

21h: Competição

Chico de Assis e João Santana

Nelson Martins e Nelson Santos

Geraldinho e Zé Moacir

Wladimir Maiakóvski e Francisco Silva

22h: Jairo Silva e Jéferson Silva (repentistas convidados)

 

Na Casa do Cantador (St. N Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia), dias 29 e 30/8 (quinta e sexta-feira), com entrada franca e de classificação indicativa livre para todos os públicos.  As apresentações contarão com tradução para Libras e Audiodescrição

Sair da versão mobile