Ícone do site Portal Contexto

Férias escolares: confira 5 brincadeiras para manter as crianças em movimento durante os dias de pausa

 

freepik

Bruno Carvalho, professor de educação física, reforça que os pequenos precisam manter uma rotina de atividades mesmo sem aulas

As férias escolares são um momento esperado por muitas crianças, um período de descanso e diversão. No entanto, é essencial garantir que os pequenos continuem ativos durante esse tempo pois, a atividade física regular ajuda a prevenir a obesidade infantil, fortalece os ossos e músculos, e melhora a saúde cardiovascular. De acordo com o professor de educação física do Colégio Everest Brasília, Bruno Carvalho, o exercício físico está ligado à melhoria da concentração, memória e até mesmo desempenho acadêmico.

Ele comenta que fisiologicamente, movimentar-se libera endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, atividades físicas, quando realizadas em grupo, incentivam as crianças a desenvolver habilidades sociais, como cooperação, trabalho em equipe e respeito às regras.

“Manter as crianças em movimento é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional delas”, destaca Carvalho. O professor listou cinco exemplos de atividades divertidas e simples que você pode fazer para manter seu filho ativo durante as férias. Confira:

1. Caça ao tesouro ao ar livre

Uma caça ao tesouro é uma ótima maneira de incentivar as crianças a se movimentarem e explorarem a natureza. Esconda pequenos tesouros, como brinquedos ou doces, em um parque ou jardim. Crie pistas e mapas simples para guiá-los. Esta atividade não apenas promove a atividade física, mas também estimula a criatividade e o pensamento crítico.

2. Esportes adaptados

Adaptar esportes para diferentes faixas etárias e espaços disponíveis pode ser uma maneira divertida de manter as crianças ativas. Jogos como futebol com uma bola leve e um gol improvisado, vôlei com uma rede baixa e uma bola macia, ou basquete com um aro mais baixo, são ótimas opções. Esses esportes adaptados promovem habilidades motoras, trabalho em equipe e estratégia. “Um esporte que fizemos no Interclasse que os alunos adoraram foi o Hockey de cabo de vassoura e pano de chão”, exemplifica o professor do Colégio Everest.

a) Como jogar: Mesmo não tendo um gol (físico), pode-se colocar cadeiras como bases para os gols e o objetivo é empurrar o pano de chão, pelo chão, até entrar no espaço entre as pernas da cadeira, é diversão garantida.


3. Passeios de bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade excelente para fortalecer os músculos das pernas, melhorar a coordenação motora e o condicionamento cardiovascular. Planeje passeios em parques, ciclovias ou até mesmo na sua vizinhança. Certifique-se de que todos usem capacetes e equipamentos de segurança adequados. Além de ser uma atividade física, é uma ótima oportunidade para passar tempo de qualidade em família.

4. Circuitos de obstáculos

Crie um circuito de obstáculos no quintal ou dentro de casa, usando itens que você já tem, como almofadas, cadeiras e cordas. Desafie as crianças a pular, rastejar e equilibrar-se enquanto completam o percurso. Essa atividade é ótima para desenvolver habilidades motoras, como equilíbrio e coordenação motora grossa.

5. Dança / Just Dance

a) Danças: Coloque músicas animadas e deixe as crianças dançarem livremente. A dança é uma excelente forma de exercício cardiovascular, além de ser divertida e permitir que as crianças expressem suas emoções. Você pode até mesmo organizar pequenas competições ou coreografias para tornar a atividade ainda mais emocionante.

b) Just Dance: Uma outra opção seria jogar Just Dance (caso não tenha o jogo, no YouTube você consegue encontrar uma gama de músicas do jogo para tocar)

“Aproveite esse momento de férias para envolver o seu filho em atividades que promovam a saúde e o bem-estar de maneira divertida e interativa, afinal manter-se em movimento é a chave para uma infância saudável e feliz”, finaliza Bruno Carvalho.

Sair da versão mobile