
No próximo dia 16 de outubro, das 10h às 12h, acontece o seminário online “Soluções locais para cidades justas, resilientes e inclusivas”, parte da programação oficial do Circuito Urbano 2025, promovido pela ONU-Habitat, e fruto da parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil e a Cities Alliance. O evento é gratuito e pode ser acompanhado pelo Canal do Youtube do Circuito Urbano da ONU-Habitat.
O encontro vai debater como comunidades urbanas, especialmente em favelas e territórios periféricos, estão desenvolvendo soluções concretas frente às mudanças climáticas e em defesa do direito à moradia digna. O evento reunirá lideranças, técnicos, gestores públicos e parceiros da sociedade civil e da cooperação internacional, discutindo o protagonismo local em experiências de planejamento participativo, mutirões e práticas sustentáveis de baixo custo que já têm transformado a qualidade de vida de milhares de famílias.
A programação inclui dois painéis: o primeiro sobre “Os desafios da moradia e da crise climática nas periferias no contexto global e nacional”, com a participação de representantes do Ministério das Cidades, ONU-Habitat e IIED; e o segundo sobre “Caminhos e soluções: iniciativas locais e práticas replicáveis”, com experiências de organizações como a ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Instituto Pólis, Rede Interação, WRI Brasil e GIZ Brasil. O caso da comunidade Izidora (MG) também será apresentado, pela ONU-Habitat Brasil, como exemplo de inovação comunitária e de mobilização social frente às desigualdades urbanas.
“Mais de 3 milhões de pessoas no Brasil vivem em áreas de risco — não por escolha, mas por falta de alternativas de moradia. Enfrentar a crise climática exige reconhecer que sem moradia digna não há justiça climática. Este evento nos convida a refletir e a agir: fortalecer alianças, dos territórios populares à governança global, é urgente e indispensável — especialmente neste ano em que o Brasil recebe a COP 30.” afirma Raquel Ludermir, Gerente de Incidência Política da Habitat para a Humanidade Brasil
Ao dialogar com os temas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) e com a linha temática central do Circuito Urbano 2025, “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, o seminário reforça a importância de articular as agendas de habitação e sustentabilidade como caminho para a justiça climática e urbana, evidenciando que as soluções para cidades mais inclusivas e resilientes já estão nascendo nas periferias, trazendo a importância do reconhecimento do protagonismo comunitário.