As festas de São João também são oportunidades para o aprendizado dos pequenos
O arraiá da Escola Arara Azul, no próximo dia 8 de julho, a partir das 8h30, será um momento de diversão, reflexão e aprendizado sobre sustentabilidade. A Festa Julina do colégio será realizada com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Crianças de até 11 anos não pagam e acima dessa faixa etária, basta levar 1kg de alimento não perecível.
Toda a decoração e materiais utilizados nas brincadeiras fica por conta da reutilização de jornais, tecidos, garrafas pet, papelão, arames, elementos da natureza e outros materiais que são reaproveitados. Os alunos também ajudam a reciclar objetos de festas anteriores para dar um novo significado e utilidade às peças. As crianças aprendem sobre consumo consciente, seguindo as recomendações da ODS 12, que trata do consumo e produção sustentáveis.
De acordo com a mantenedora da escola, Êunia Maria, o esforço conjunto entre escola, família e comunidade faz com que o aprendizado seja possível, para além da festa julina. “Os nossos projetos arrecadam materiais recicláveis durante todo o ano e assim aliamos economia circular, preservação ambiental e diversão”, reitera Maria.
Na festa julina também é trabalhado com os alunos as diversidades regionais, elementos típicos, a contextualização do homem do campo e o resgate da cultura popular.
Folclore e preservação ambiental
Este ano o projeto Art Arara, contempla o folclore e a preservação ambiental em um livro sensorial e lúdico produzido pelos alunos do berçário à educação infantil com materiais recicláveis, que tem como tema: Guardiões da Natureza.
“Aqui a criança atua como protagonista no processo de aprendizado, então os próprios alunos são os construtores do saber”, destaca a coordenadora do infantil II e III, Lorena Mota.
Já o ensino fundamental vai trabalhar com a criação de um jogo de tabuleiro feito de material reciclável sobre personalidades que inclui temas como literatura, música, artes plásticas, direitos humanos e ciências.
A escola também pede que as pessoas reutilizem a vestimenta de quadrilha de outro ano, “reaproveite algum traje ou retalhos de pano para criarem a própria roupa junina para aproveitar a festa de forma consciente”, convida a coordenadora.
Os ensaios para as quadrilhas com os alunos já começaram e a festa também contará com a participação da quadrilha profissional “Mala Véia”.
Além das diversas atrações culturais, o evento conta com brinquedos infláveis, jogos e barraquinhas com comidas típicas.
Serviço:
Arraiá Escola Arara Azul
Data: 8 de julho
Horário: 8h30 às 17h
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou R$ 5,00.
(Crianças até 11 anos não pagam)
Local: Escola Arara Azul
Endereço: SMPW qd 5 conj. 6 Lt 6 (Entre o Park Way e Águas Claras)