Ícone do site Portal Contexto

Em casa, Vinícius Tessaro vence a corrida 3 da BRB Fórmula 4 Brasil e amplia liderança do campeonato

Largada BRB Fórmula 4 Brasil. Foto:
Marcelo Machado de Melo

Goiano assume a ponta na largada e lidera toda a corrida. Comparatto é melhor estreante. Fim de semana tem vitória das três equipes da categoria

Parecia que não seria um fim de semana bom para o goiano Vinícius Tessaro. Líder do campeonato, ele teve de encarar uma punição logo de cara e a perda de dez posições no grid da corrida 1 da BRB Fórmula 4 Brasil no traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Mas isso não o intimidou. Fez uma boa corrida de recuperação e chegou em quinto. Na segunda prova, um pódio com o terceiro posto. E neste domingo, uma vitória dominante na corrida 3 para coroar todo o esforço do fim de semana. E de quebra, a ampliação da vantagem no campeonato.

Piloto da Cavaleiro Sports, Tessaro superou o pole Lucca Zucchini logo na largada e não foi mais ameaçado ao longo de toda a corrida. E ainda comemorou a vitória na frente da família no pódio de Goiânia. Álvaro Cho, da TMG Racing, chegou na segunda posição, quase três segundos atrás do rival. Fefo Barrichello, também da Cavaleiro Sports, completou o pódio em terceiro. Vice-líder do campeonato, Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4, foi o melhor estreante, na quarta posição.

Em um fim de semana de muito equilíbrio, as três equipes da BRB Fórmula 4 Brasil venceram no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Na manhã de sábado, Álvaro Cho ganhou com o carro da TMG Racing. À tarde, foi a vez de Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4. E neste domingo, Vinícius Tessaro, da Cavaleiro Sports. Resultados que confirmam a força dos times da categoria de base.

No campeonato, Vinícius Tessaro ampliou a liderança com 175 pontos, 23 à frente de Matheus Comparatto, vice-líder e melhor estreante, com 152. Álvaro Cho subiu para terceiro, com 145, à frente de Luan Lopes, o quarto, com com 132. Nelson Neto está na quinta posição, com 80 pontos.

A próxima etapa da BRB Fórmula 4 Brasil será a inédita preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, no fim de semana entre os dias 3 e 5 de novembro.

A corrida

Assim como a segunda, a terceira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil também teve apenas 12 carros na pista. Após abandonar a primeira corrida do sábado com problemas de câmbio, Mateus Callejas, que sairia em décimo, não pôde ter seu carro consertado pela equipe TMG Racing. A culpa foi de um problema na conexão eletrônica do equipamento, que não pôde ser trocada.

Vinícius Tessaro assumiu a ponta logo na largada, com Álvaro Cho em segundo. O pole Lucca Zucchini caiu para a terceira posição, muito pressionado por Fefo Barrichello, o quarto. Nelson Neto deu uma escapada e caiu para 11º. Com isso, Luan Lopes subiu para quinto e Matheus Comparatto, vice-líder do campeonato, para sexto.

Luan Lopes atacou Fefo Barrichello na abertura da terceira volta. E em uma bela manobra, por fora, na freada para a curva 1, ganhou a quarta posição. E o filho de Rubens Barrichello também perderia o quinto posto para Matheus Comparatto no miolo, após uma bela disputa lado a lado com o novato da OAKBERRY Bassani F4. Mas Fefo deu o troco na quarta volta e recuperou a posição com um inteligente uso do vácuo na reta principal.

Na quinta volta, Arthur Pavie e João Tesser disputavam a sétima posição. Mas a roda traseira esquerda de Pavie acabou tocando e danificando a asa dianteira de Tesser. E o pneu de Pavie também acabou furado no incidente. Os dois tiveram de entrar nos boxes para fazer pit stops.

Na frente, Vinícius Tessaro liderava com uma vantagem confortável, de mais de um segundo sobre Álvaro Cho, o segundo colocado. A briga pelo terceiro lugar, por sua vez, estava quente. Lucca Zucchini tentava se defender de todas as maneiras dos ataques de Luan Lopes. Com isso, Fefo Barrichello e Matheus Comparatto chegaram para a disputa.

Na nona volta, Luan Lopes tentou a ultrapassagem sobre Lucca Zucchini na última curva do miolo do circuito de Goiânia após os carros percorrerem meia volta emparelhados. Mas o desfecho foi negativo para ambos. A roda dianteira direita do carro de Lopes tocou na traseira esquerda de Zucchini. Com isso, Lopes acabou decolando e Zucchini perdeu a asa traseira. Fim de prova para ambos. E corrida neutralizada com a entrada do safety car. Lopes posteriormente foi punido com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida.

O carro de segurança saiu da pista no fim da 11ª volta e a relargada foi autorizada. Tessaro manteve a ponta, com Cho em segundo, muito pressionado por Fefo Barrichello, em terceiro. Matheus Comparatto era o melhor estreante, em quarto. Por causa do acidente com Lucca Zucchini, Luan Lopes acabou punido com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida da BRB Fórmula 4 Brasil.

No fim, Vinícius Tessaro venceu com tranquilidade pela quinta vez na temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil. Ele chegou 2.273s à frente de Álvaro Cho, o segundo colocado. Fefo Barrichello foi o terceiro colocado, completando o pódio. Em quarto, Matheus Comparatto foi o melhor estreante na terceira e última corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no fim de semana.

 O que eles disseram:

“Fechei o fim de semana com chave de ouro, não sei nem explicar a sensação. Vencer em Goiânia, na minha terra, onde tenho apoio, com toda a minha família no autódromo torcendo por mim é uma felicidade gigantesca. E dedico essa vitória para o meu avô. Agora na próxima etapa, na preliminar da Fórmula 1, chegar como líder é uma pressão a mais, mas é uma grande oportunidade. Vou dar o meu melhor para tentar vencer esse campeonato.”
Vinícius Tessaro

“O Vinícius Tessaro e a Cavaleiro Sports estão trabalhando muito bem esse ano. A gente está tentando alcançar, mas está difícil. Na próxima a gente alcança. Foi o que deu para salvar, um segundo lugar. A gente tem de pensar no campeonato. Agora é fazer bonito na próxima etapa, com a Fórmula 1.”
Álvaro Cho

“Foi um fim de semana bem duro para nós. A gente tinha muita velocidade antes da classificação, mas infelizmente quando esfriou a gente não conseguiu mais encontrar o ritmo que a gente tinha antes e sofremos bastante. Acabamos batendo na trave e deixou a desejar em relação ao ritmo que a gente tinha neste fim de semana. O resultado da terceira corrida vem como positivo. Foi difícil, ainda mais por eu estar com os quatro pneus velhos e todos em volta estarem com jogos novos. Foi uma corrida dura, mas foi boa para coroar o nosso trabalho do fim de semana. Tô agora na correria, amanhã tenho de estar em Portugal, que tenho teste, mas estou ansioso para a próxima etapa, junto com a Fórmula 1.”
Fefo Barrichello

“Foi uma etapa em que todos andaram bem próximos, na primeira corrida acabei caindo para último, recuperei posições, mas acabamos deixando a oportunidade da liderança escapar. Consegui pegar inversão de grid e venci a segunda prova, foi muito bom, mas para a terceira corrida não tínhamos um jogo de pneu zero e fiz o possível para não deixar o líder do campeonato escapar, então estou feliz e estamos na briga pelo título que é o mais importante.”
Matheus Comparatto

Resultado da corrida 3 da BRB Fórmula 4 Brasil em Goiânia:
1 – Vinicius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 18 voltas em 27:43.262
2 – Álvaro Cho (TMG Racing) – a 2.273
3 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 3.469
4 – Matheus Comparatto (OAKBERRY Bassani F4/R) – 3.973
5 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – a 7.830
6 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – a 8.296
7 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports/R) – a 11.460
8 – Alexandre Machado (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 17.044
9 – Arthur Pavie (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 1 volta
10 – João Tesser (TMG Racing) – a 5 voltas
11 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 10 voltas
12 – Luan Lopes (TMG Racing) – a 10 voltas
13 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – não largou
* R – Estreante

Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 175 pontos
2 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 152
3 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 145
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – 132
5 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 80
6 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 76
7 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 64
8 – João Tesser (TMG Racing) – 62
9 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 61
10 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 48
11 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
12 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 16
13 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 15
14 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 7
* R – Estreante

 

Sair da versão mobile