Ícone do site Portal Contexto

Dicas para ir bem na redação do Enem

enem 2021, enem resultados, educação, brasil
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que serão realizado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país, muitas dúvidas pairam entre os estudantes. No primeiro domingo, dia 5, é a vez das questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e a tão temida prova de Redação.

Preciso fazer mais de uma proposta de redação? Inserir ou não um título no texto? Parecem questões simples, não é mesmo? A professora de redação do Colégio Católica Brasília, Luana Coelho, auxilia nessa reta final com dicas práticas para questionamentos comuns entre os candidatos e que podem levar a erros e prejudicar a nota final.

  1. Para começar: faça seu texto dentro da estrutura. Isso lhe dará segurança para uma boa produção e trará conforto para quem lê.
  2. Lembre-se de que os temas Enem partem de um problema social. Logo, requer propostas do candidato para atenuar os impactos na sociedade.
  3. Por falar em proposta, veja se, ao fazer apenas uma, esta responde aos dois argumentos. Caso contrário, terá de fazer duas propostas, uma para cada um dos argumentos.
  4. A proposta de intervenção deve responder aos seguintes questionamentos: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.
  5. Ao optar por duas propostas, uma deve estar completa de modo a responder aos 5 questionamentos do item 4.
  6. Insira repertório em todos os argumentos, mas não se esqueça de relacioná-lo ao argumento. Não faça de seu repertório apenas um pretexto!
  7. Para construção da argumentação, leia sobre assuntos variados. Se leu, leia mais!
  8. Atente-se à competência. Agora o Inep está mais criterioso quanto aos desvios da norma padrão.
  9. Conecte os períodos e orações com elementos conectivos adequados e nada de repeti-los. Você precisa ser coeso!
  10. Coloque título na redação somente se lhe for exigido. Título é uma tarefa difícil, portanto, não invente!

E vale sempre reforçar:

Sair da versão mobile