Ícone do site Portal Contexto

Dia do Cinema Brasileiro é comemorado com edital para novos talentos do audiovisual

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 5 de novembro. Em 1896, aconteceu a primeira exibição pública no Rio de Janeiro. Para celebrar o dia e com o objetivo de abrir espaço para novos talentos do audiovisual, será lançado o Edital do II Festival Nacional de Curtas Flávio Migliaccio – FESTFLÁVIO 2024. A festa de premiação acontecerá em agosto do ano que vem, na comemoração dos 90 anos do ator, falecido em 2020. As informações sobre o edital estarão disponíveis na data pelo site Link.

O primeiro Festival Nacional de Curtas FESTFLÁVIO aconteceu em agosto deste ano, com apresentações gratuitas na Cinemateca do MAM. A primeira edição recebeu 168 filmes inscritos de todo o país, que foram julgados por 16 jurados – divididos nas categorias animação, documentário, experimental e ficção – e que selecionaram 16 finalistas que participaram da mostra e ganharam o Troféu Festival Flávio Migliaccio. A cerimônia de premiação foi no dia 26, data de nascimento de Flávio Migliaccio. O evento contou com uma exposição fotográfica com momentos da vida e da carreira do artista. O festival é uma produção da Frankfurt e tem a direção geral do cineasta e diretor Francis Ivanovich.

Segundo Francis, para a segunda edição, em 2024, ele planeja levar o cinema ao público de uma maneira inédita e ousada. “Acho que vai ser uma maneira de quebrar barreiras e democratizar esta arte a pessoas que não têm acesso. É preciso também abrir espaço para milhares de jovens cineastas das periferias do Brasil produzindo, distribuindo como podem, exibindo onde seja possível.”, diz.

O edital estará aberto no dia 5 para conhecimento das regras, mas as inscrições dos trabalhos serão a partir do dia 19 de novembro quando acontece a Mostra Ivanovich Independente 60. O evento é uma comemoração ao aniversário do cineasta e será mais uma forma de chamar atenção para a necessidade de incentivos para quem trabalha com cinema de forma independente. Serão exibidas na Cinemateca do MAM, em vários horários, 15 obras de autoria do cineasta durante todo dia. A mostra acontece a partir das 14h, com entrada franca. Programação no site Link

Sair da versão mobile