Ícone do site Portal Contexto

DF monta esquema de segurança para diplomação no TSE 

segurança
Ciob fará apoio às forças de segurança. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A segurança será reforçada na área central de Brasília e haverá mudanças no trânsito. Autoridades pedem que motoristas evitem a região

Na próxima segunda-feira (12), às 14h,  o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberão Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin para a solenidade de diplomação. Devido a cerimônia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) organizou um Protocolo de Operações Integradas (POI).

O planejamento contempla ações compartilhadas entre órgãos locais e federais. Policiamento será intensificado e as delegacias, responsáveis pela região central de Brasília, terá aumento no efetivo. Haverá ainda ações de trânsito nas vias que dão acesso ao TSE, sendo assim, a recomendação para os motoristas: evitem a região.

O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) acompanhará toda a movimentação para dar apoio às forças que estarão nas próximidades do tribunal.

Para que o atendimento de possíveis ocorrências possam acontecer de forma breve, será montada uma estrutura de apoio ao lado do TSE, a chamada Cidade da Segurança. Além do policiamento intensivo, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também estarão no local.

Vale lembrar que estarão de prontidão viaturas para pronto atendimento a emergências pré-hospitalares, incêndio e salvamento.

“Colocaremos em prática o planejamento prévio e integrado para maior segurança durante a diplomação, evento formal que antecede a posse presidencial, em 1º de janeiro”, informa o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Teremos ações de segurança traçadas especialmente para este dia e, claro, com base em eventos do tipo já coordenados pela Segurança Pública do DF. A movimentação será monitorada, em tempo real, com apoio de equipes de inteligência em campo, para ajustes e atuação mais rápida, se necessário”.

*Com informações da Agência Brasília

Sair da versão mobile