Cada um de nós possui um estilo próprio, o qual refletimos através da nossa escolha por roupas, acessórios e carros por exemplo. Na arquitetura existem diversos estilos arquitetônicos e, para reformar ou decorar o seu espaço, vale a pena você conhecer o seu perfil para que o ambiente transmita a sua personalidade. Desta forma, o processo de criação do ambiente será muito mais fácil e satisfação com o resultado estará garantida.
E para ajudar você a conhecer o seu estilo arquitetônico, separamos alguns pontos que devem ser analisados.
-
Sensações
Quais as sensações que diferentes espaços te transmitem? Podemos explicar isso de forma simples: algumas pessoas se sentem mais confortáveis em ambientes claros e amplos enquanto outras pessoas sentem que ambientes coloridos, com madeira e vegetação, trazem mais tranquilidade.
Vale lembrar também que as cores, mesmo de forma inconsciente, influenciam bastante na nossa percepção e alteram consideravelmente a sensação transmitida. Por isso, precisamos ter cuidado ao optar por uma cor ao pintar ou decorar a nossa casa. A cor branca, por exemplo, dificilmente fará com que você enjoe do espaço, mas, dependendo do seu perfil, pode fazer você sentir que “falta alguma coisa”.
Portanto, o passo numero um para a classificação do seu perfil é conhecer suas preferências e quais as sensações que cada elemento passa para você.
-
Finalidade do ambiente
Dependendo da finalidade do ambiente que está sendo projetado, a escolha de um estilo determinado pode ser mais interessante. Por exemplo, no caso de ambientes empresariais/corporativos, o perfil arquitetônico da empresa e o perfil do cliente podem ser diferentes. Nestes casos, o ideal é que esses ambientes recebam uma maior atenção e avaliação na hora de serem projetados, para compatibilizar a necessidade do empreendimento, a personalidade da marca e a sensação que será transmitida ao público.
-
Referências
Outra ferramenta que nós indicamos para determinar qual é o seu estilo arquitetônico é analisar referências. Analisando fotos de diferentes propostas, você pode identificar qual ou quais te agradam mais através das cores, acabamentos e proposta sugerida para um espaço. Nós, da Tune Arquitetura, trabalhamos com os nossos clientes dentro das seguintes classificações: Refinado, Descolado, Acolhedor e Atemporal. Dentro de cada um destes perfis, ainda há variações de preferência, como por espaços com muita ou pouca informação, básicos ou coloridos, inovadores ou tradicionais, entre outras características.
-
Perfis Arquitetônicos
Agora, vamos falar um pouco mais sobre as características de cada um dos perfis em que classificamos nossos clientes.
Refinado
O perfil Refinado é associado a uma perspectiva pela preferência de ambientes amplos e neutros, com espaços de circulação e, normalmente, possuem uma característica mais clássica, básica e com uma tendência minimalista.
Descolado
Se o seu perfil é do tipo descolado, há grandes chances da sua preferência ser por espaços inovadores, coloridos e sensoriais. Todas essas características podem compor o ambiente de formas diferentes, como o detalhe em algum adorno, tipo de acabamento e cores a serem escolhidas.
Acolhedor
O perfil Acolhedor é aquele que nos faz sentir “abraçados”. Pessoas desse perfil arquitetônico normalmente querem sentir a textura de cada material. O perfil acolhedor é marcado pelo contraste das cores com detalhes em vegetação e a utilização de acabamentos amadeirados, que transmitem a sensação de charme e aconchego no espaço. Normalmente a preferência desse estilo é por espaços sensoriais, coloridos e maximalistas.
Atemporal
O perfil Atemporal tem uma certa similaridade com o refinado. As pessoas deste perfil têm preferências por espaços neutros e clássicos, porém gostam de incrementar a composição com toques modernos, como por exemplo uma pintura diferenciada, paredes com revestimentos texturizados ou o uso de mobílias com acabamentos mais modernos. Um bom exemplo de acabamento que agrada este perfil é o mármore, que nunca sai de moda.
É importante lembrar que o quanto antes você conhecer o seu perfil, entender qual estilo te agrada mais e determinar qual linha será seguida no ambiente, o projeto e todo o processo arquitetônico ou de decoração ocorre de maneira muito mais tranqüila e assertiva.
E aí, descobriu qual é o seu perfil arquitetônico? Conta pra gente nos comentários quais são as características que mais te agradam e em qual perfil você se encaixa.