Ícone do site Portal Contexto

Chef brasileiro vence desafio internacional Sustainable Chef Challenge

chef
Chef Ricardo Fontana. Foto: Divulgação

Ricardo Fontana é um dos vencedores da competição que desafia os chefs a criarem pratos saborosos à base de plantas

A gastronomia brasileira bem representada no Sustainable Chef Challenge (Desafio do Chef sustentável) edição 2023. O chef Ricardo Fontana, da Sodexo On-line, é um dos vencedores da competição que incentiva a criação de receitas saborosas e com baixas emissões de CO2.

A competição global é organizada pela Sodexo, em parceria com a Rational AG, Eaternity e o WWF, aconteceu nessa semana na Alemanha, em Landsberg am Lech. Os vencedores desta edição foram: chef Ricardo Machado, do Brasil, e Sharon McConnell, da Irlanda do Norte. 

O desafio aconteceu pelo segundo ano consecutivo e reuniu sete chefs que demonstraram muita habilidade e criatividade na criação das receitas. Também tiveram a oportunidade de participarem de painel com especialistas em alimentação sustentável, incluindo o chef alemão Thomas Bühner, com três estrelas Michelin.

Com as receitas: “Medalhão de Casca de Banana com Purê de Batata Doce” e “Paçoca de Banana com Caramelo Salgado de Coco”. o chef Fontana conquistou os jurados e celebra o reconhecimento, “Estou muito feliz e grato por ter tido a oportunidade em trabalhar na Sodexo com pessoas tão talentosas, unidas por um propósito comum: demonstrar que podemos sim produzir pratos à base de plantas saborosos e sustentáveis. Esse é o nosso futuro e precisa estar cada vez mais em nosso presente, para o bem do nosso planeta e das próximas gerações. É um orgulho mostrar que o Brasil sabe fazer isso com excelência, sabor, atratividade e sustentabilidade”

Os chefs foram avaliados por sua capacidade de entregar dois pratos sustentáveis, baseados em quatro critérios principais: receitas sustentáveis à base de plantas; que proporcionam sabor, nutrição, saúde e bem-estar; utilização de produtos oriundos de fornecimento responsável; e combate ao desperdício de alimentos. 

A representante brasileira da Sodexo, Marina Prevedello, comemorou a conquista deste ano. “Estamos muito orgulhosos desta conquista do chef Ricardo. Esta importante iniciativa global é uma verdadeira representação na prática da ambição da Sodexo de impulsionar a mudança, para sermos cada vez mais sustentáveis em nossas receitas. Queremos oferecer aos nossos consumidores refeições que sejam ao mesmo tempo inovadoras, atrativas, saborosas e com baixas emissões de CO2; além do uso consciente dos ingredientes e evitando o desperdício. Com isso, a Sodexo também contribui diretamente para as metas de sustentabilidade dos nossos clientes”.

Sair da versão mobile