Ícone do site Portal Contexto

Chamamento público para artistas do DF

chamamento
Foto: Pexels

Bandas, artistas e músicos do DF  terão a oportunidade de ter uma faixa produzida profissionalmente por Jota Dale e os estudantes do Curso de Produção Musical e Fonográfica 

O Chamamento Público para gravação profissional de uma faixa musical acontece até o dia 27 de outubro. Nesta etapa, três artistas do Distrito Federal, selecionados por Jota Dale por meio deste chamamento público, terão a oportunidade de gravar uma faixa musical no contexto do curso, gratuitamente, servindo como base para as atividades pedagógicas da Oficina. Inscrições pelo link do forms. A atividade é fruto do fomento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC e tem como objetivo oportunizar a formação prática, técnica e intensiva  em produção musical e fonográfica para 15 pessoas de todo o DF.

O método avaliativo que serão utilizados para elencar os três artistas ou bandas que gravarão as faixas considerará uma diversificação das sonoridades, de forma a contemplar uma parcela representativa do amplo panorama sonoro do DF, e os aprendizes serão responsáveis por realizar todas as etapas da produção das faixas musicais, sob a orientação de Jota: pré-produção completa, gravação, edição, mixagem e masterização. “Os critérios para a escolha dos 3 artistas, levarão em conta diversos fatores como qualidade da composição, qualidade da execução e originalidade”, explica Jota Dale, idealizador da Oficina.

Para esta última etapa, a formação contará  também com a participação de Bruno Giorgi, que desenvolveu um método de masterização remota, conectando dois estúdios em localidades diferentes via internet, permitindo que o ambiente de  trabalho seja compartilhado por ambos como se estivessem vendo a mesma tela do computador, e ouvindo exatamente o mesmo som através dos monitores de áudio de ambos os estúdios.

Mais sobre a oficina de produção musical 

Imagina ter a oportunidade de aprender técnicas de produção musical com um dos maiores nomes da área no DF. É isso que propõe a Oficina de Produção Musical e Fonográfica que será ministrada por Jota Dale, que há mais de duas décadas se dedica à música como compositor, instrumentista e, faz algum tempo, divide sua potência artística com a engenharia de áudio, gravação e mixagem. O curso recebe fomento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Para as atividades, foram selecionados 15 participantes, de diversas partes do DF, que receberão treinamento prático e conceitual. Os módulos temáticos da formação passam por dez aulas com os mais diversos temas que orbitam a temática, como o que é produção musical; sistema básico de áudio; interfaces e programas de gravação; microfones; equalizadores; compressores; psicoacústica; fase; série harmônica; entre outros.

“Essa formação tem o objetivo de demonstrar e proporcionar aos aprendizes a vivência real da produção fonográfica completa de uma faixa musical, desde a pré-produção, passando pelas gravações e edições, mixagem e masterização, em um dos melhores estúdios profissionais do DF”, complementa Jota. “Para esta última etapa, teremos também a participação de Bruno Giorgi, que desenvolveu um método de masterização remota, conectando dois estúdios em localidades diferentes via internet, permitindo que o ambiente de trabalho seja compartilhado por ambos como se estivessem vendo a mesma tela do computador e ouvindo exatamente o mesmo som por meio dos monitores de áudio de ambos os estúdios”, finaliza o produtor musical.

 

Sair da versão mobile