Ícone do site Portal Contexto

Canteiro do Samba celebra Dia Internacional da Mulher

Ellen Oléria. Foto: Pryscillak

Encontro de Sambistas acontece na Galeria dos Estados com shows de Ellen Oléria, Cris Pereira, Elas Que Toquem, SaiaBamba e 7NaRoda

O Dia Internacional da Mulher está chegando e o tradicional Canteiro do Samba retorna às ruas para festejar. Dessa vez, de volta a casa: Galeria dos Estados, no lendário Setor Comercial Sul. O tradicional encontro de sambistas é gratuito e acontece a partir das 22h, no dia delas, próxima sexta-feira, 8 de março. Para garantir os ingressos basta acessar a plataforma Sympla.

O Canteiro do Samba do Dia Internacional da Mulher é realizado pelo Instituto Casa da Vila, com parceria do Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania e do Sindicato dos Bancários do DF. A realização conta ainda com fomento do Ministério da Cultura – Governo Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Mulheres na Música

Como não poderia ser diferente, o mote da vez é a celebração do feminino, por isso, toda a produção e a programação do evento foi pensada para festejar e enaltecer as mulheres por meio da música.

De acordo com Paula Daniela, produtora executiva de longa data do Canteiro, “a presença, a participação, a representatividade e a liberdade de expressão das mulheres na indústria musical estão em constante ascensão, porém, esse crescimento poderia ser bem mais significativo. Ainda temos muito caminho a percorrer na luta por igualdade e equidade”, ressalta.

 Parceiro e atento a esta batalha, o projeto promove seus eventos, compondo a equipe de realização com maioria de mulheres e, em especial nesta edição, conta com uma grade de atrações com elas em evidência.

“O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta, e nosso festejo acolhe as mulheres do samba, do pagode e do choro, porque lugar de mulher é em cima do palco, no backstage, nas pickups, é também compondo as poesias do samba, este patrimônio que só alcançou o reconhecimento que tem hoje, devido a preservação e promoção que Tia Ciata, uma mulher negra, possibilitava em seu terreiro”, afirma Stéffanie Oliveira, coordenadora de comunicação do evento e presidente da Rosa dos Ventos.

Programação potente

Entre as apresentações confirmadas para a edição em homenagem às mulheres, o Canteiro apresenta uma grade de atrações ocupada por elas. As poderosas Ellen OlériaCris PereiraElas Que ToquemSaiaBambaDJ Laine D´Olinda e DJ La Ursa são recebidas pelos queridos anfitriões do encontro, o 7NaRoda.

“As datas comemorativas servem para demarcar politicamente uma manifestação. Então, para o cenário do samba, o dia 8 de março é mais uma oportunidade de reforçar a centralidade da mulher, sobretudo das mulheres negras, na construção e manutenção desse gênero como patrimônio cultural brasileiro”, aponta Cris Pereira.

E para o público, a cantora deixa um recado importante sobre o que esperar deste grande encontro de sambistas, artistas e musicistas: “Potência! Acho que toda vez que mulheres se juntam no palco, o público é sempre presenteado com a força do trabalho dessas mulheres. Seus temas, seus repertórios, suas formas de tocar. Tudo isso é potente e nos ensina o quanto apoiar mulheres artistas é mais que importante. É renovador”, complementa.

Serviço: Canteiro do Samba – Dia Internacional da Mulher.

Data: 8 de março.

Horário: a partir das 22h.

Local: Galeria dos Estados – Setor Comercial Sul.

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/canteiro-do-samba-dia-internacional-da-mulher/2357971.

Redes sociais: https://www.instagram.com/canteirodosamba/ e https://www.instagram.com/territoriosafrocandangos/.

Atrações:

Sair da versão mobile