Ícone do site Portal Contexto

Campanha antirrábica se encerra neste sábado (30)

pets
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde disponibiliza diversos locais de vacinação pelo DF 

Tutores de cães e gatos têm um compromisso importante para este sábado (30): a campanha antirrábica. Desde maio, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal vem oferecendo a vacina contra a raiva para os animais de estimação.

O vírus da raiva pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%. Assim, manter a vacina em dia nos animais de estimação é uma proteção fundamental.

“Embora a gente tenha eliminado as variantes do vírus mais comuns nos cães e gatos, existe o risco deles se contaminarem ao morderem um morcego”, exemplifica gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Isaías Chianca, que ainda lembra que se a pessoa for mordida  “é necessário que lave o ferimento com água e sabão, procure imediatamente os serviços de saúde, porque não existe um tratamento, mas um protocolo de pós-exposição”.

Se o animal for conhecido não há a necessidade de fazer a vacina, pois se saberá se o animal está vacinado. Para animais desconhecidos, de rua e silvestres a dica é manter a distância e se necessário realizar a antirrábica humana.

Até o momento, a campanha no DF soma mais de 121 mil cães e gatos vacinados. Ainda acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram notificados 14.438 casos de atendimento antirrábico humano em 2022, sendo a maioria das agressões causadas por cães (74,4%) e gatos (18,9%). Já entre os animais silvestres,  o morcego foi o principal agente causador dos acidentes.

Confira os locais de vacinação em https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Sair da versão mobile