Ícone do site Portal Contexto

Buraco do Jazz encerra temporada de 10 anos neste mês de outubro

Foto: Divulgação

Com a chegada da primavera e o prenúncio das chuvas, o Buraco do Jazz prepara a sua despedida com aquela combinação de música, natureza e gente reunida, que é a cara de de Brasília. Chegando à marca histórica de mais de 350 edições ao longo de sua trajetória, sendo 25 realizadas apenas em 2026, o evento anuncia a programação oficial de outubro para encerrar a temporada comemorativa dos 10 anos de ocupação cultural de espaços públicos.

Os encontros estão confirmados semanalmente às quintas e sextas-feiras, no Centro Cultural Três Poderes. No palco, as bandas dão o tom. No público, o concurso de cangas promete movimentar a disputa e os registros para as redes sociais. Nas árvores, a decoração colorida completa o cenário e transforma o espaço em uma espécie de instalação a céu aberto, que já virou patrimônio afetivo da cidade.

“É justamente essa mistura que faz o Buraco do Jazz esse evento único. Não é apenas sobre assistir a um show. É sobre chegar, encontrar alguém conhecido, fazer novos amigos, estender a noite, descobrir uma banda, dançar, conversar, brindar e voltar para casa já pensando na próxima edição”, destaca Gustavo Frade, idealizador do evento.

Um até breve
A despedida começa logo no início de outubro, com Elias Augusto e Serpa Blues Band abrindo a programação nos dias 1º e 2. Ao longo do mês, o palco recebe ainda MC Jazz, Molinas, Funklosofia e Procurados Blues Band, em uma seleção que reúne diferentes sonoridades para embalar as últimas noites da temporada.

Como uma despedida boa é a que termina em festa, o Buraco do Jazz preparou um grand finale de três dias de shows. Na quinta-feira (22/10) Bivalves sobe ao icônico palco-bolha para começar a maratona. Na sexta (23/10), é a vez de Maíra Guedes comandar a noite. Para fechar a temporada em clima de mistério e celebração, o sábado (24/10) reserva uma banda surpresa, além do aguardado Encontro Racional.

Lavagem da Pira da Pátria
Como forma de celebrar a parceria com o Centro Cultural Três Poderes, que recebe o evento desde 2020, o festival realiza, a partir desta terça-feira (29/09), mais uma edição da lavagem da Pira da Democracia. Segundo Frade, esta é a quarta vez consecutiva que a organização promove a ação, que já se tornou parte da programação e da identidade do evento. “Essa é uma tradição do Buraco do Jazz como forma de agradecer ao CC3P por abrir as portas para o festival e por acolher, durante todos esses anos, essa ocupação cultural. A lavagem é também uma maneira de renovar as energias para o próximo ciclo e celebrar tudo o que construímos juntos”, afirma Frade.

SERVIÇO:
Buraco do Jazz – programação de encerramento
Quando: Quintas e sextas-feiras, a partir das 18. Shows a partir das 20h
Onde: Centro Cultural Três Poderes
Quanto: entrada franca | contribuição voluntária – o festival é independente, sustentado principalmente por recursos próprios e pela contribuição espontânea do público.

PROGRAMAÇÃO

01/10 – Quinta – ELIAS AUGUSTO
02/10 – sexta – SERPA BLUES BAND
08/10 – Quinta – MC JAZZ
09/10 – Sexta – MOLINAS
15/10 – Quinta – FUNKLOSOFIA
16/10 – Sexta – PROCURADOS BLUES BAND

………….encerramento…....

22/10 – Quinta – BIVALVES
23/10 – Sexta – MAÍRA GUEDES
24/10 – Sábado – banda surpresa, às 17h | Encontro Racional, às 20h.

Sair da versão mobile