Ícone do site Portal Contexto

Brasília recebe temporada Cultural da China no Brasil

Brasília recebe temporada Cultural da China no Brasil

Em celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, o Ministério da Cultura e o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) apresentam a Temporada Cultural da China no Brasil em Brasília. Durante os dias 14 e 18 de agosto, a capital federal receberá a Academia de Dança de Beijing, o Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang e a Banda Ibrachina, que volta à Brasília após um concerto que lotou o Teatro Plínio Marcos no ano passado.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, ressalta a importância deste evento: “A Temporada Cultural China no Brasil não é apenas uma celebração de nossas relações diplomáticas, mas também uma oportunidade única de aproximar nossas culturas e fortalecer os laços entre nossos povos. Estamos muito felizes em, mais uma vez, celebrar “.

O primeiro espetáculo será o “Danças Étnicas da China”, da Academia de Dança de Beijing. A apresentação será no dia 14 de agosto, às 19:00, no Teatro dos Bancários, em Brasília. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pela plataforma Sympla, A Companhia de Danças Étnicas traz ao Brasil um espetáculo vibrante, revelando a diversidade cultural de algumas etnias chinesas. O público terá uma oportunidade única de conhecer danças como a Lanterna do Tambor de Flor, a dança folclórica de Anhui, a Ga Guang, da etnia dai de Yunnan, e a Dage, da etnia yi, acompanhada por flautas e alaúdes. A apresentação inclui ainda as danças “Ovelhas”, que mostra a vida no Tibete; “Levante Seu Véu”, tradicional entre os uigur; a “Dança do Leque”, popular entre os han do Norte; e “Erdos”, do povomongol.

O Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang apresenta o espetáculo “Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China. Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e devem ser reservados pela plataforma Sympla. Uma das mais renomadas da China, que já se apresentou em 51 países, a companhia apresentará uma mescla de trechos de peças tradicionais, música e a Dança do Dragão de 9 Segmentos, oferecendo uma experiência cultural repleta de folclore e melodias chinesas.

A Banda Ibrachina retorna a Brasília com novo show. Os músicos sobem ao palco do Teatro dos Bancários, em Brasília, no dia 18 de agosto, às 15:00. A entrada é franca  e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Sympla. A banda fará uma apresentação da nova turnê “Brasil e China: uma Mistura Musical”. Com músicos renomados tocando versões contemporâneas de canções chinesas com letras em mandarim e português, a banda mostra como a música é uma linguagem que une os povos.

O evento cultural é uma realização do do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina)  com organização da Embaixada da China no Brasil, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Instituto Confúcio na UnB, Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.

 

Serviço 

“Danças Étnicas da China”, com a Academia de Dança de Beijing

Data/horário: 14 de agosto de 2024, às 19h

Local: Teatro dos Bancários – EQS 314/315 Bloco A, Asa Sul, Brasília

Ingressos: Evento Gratuito! Compras via internet na plataforma Sympla neste link

Gênero: Dança

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão.

 

“Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China”, do Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang

Data/horário: 16 de agosto de 2024, às 19h

Local: Teatro Pedro Calmon – Avenida do Exército, Setor Militar Urbano, Brasília – DF

Ingressos: Entrada franca com ingressos emitidos pela plataforma Sympla

Gênero: Dança

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão

 

Brasil e China: uma Mistura Musical”, da Banda Ibrachina 

Data/horário: 18 de agosto de 2024, às 15h

Local: Teatro dos Bancários – EQS 314/315 Bloco A, Asa Sul, Brasília

Ingressos: Entrada franca, com ingressos emitidos pela plataforma Sympla

Gênero: Dança

Gênero: Música

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão.

 

OBS: Para maior comodidade, é recomendável chegar 30 minutos antes do horário marcado no ingresso.

Sair da versão mobile