Ícone do site Portal Contexto

Brasília Lê convida a cidade para uma “pausa” no dia 25 de julho

Foto: Divulgação

Movimento de incentivo à leitura do Brasília Shopping promove manhã de livros, oficinas, contação de histórias e encontros ao ar livre; projeto foi reconhecido com Bronze no Prêmio Abrasce 2026

Sob a sombra das árvores e o céu infinito, o gesto silencioso de abrir um livro transforma-se em encontro, manifesto e celebração da cultura. No próximo dia 25 de julho, das 9h às 12h, o gramado do Brasília Shopping volta a receber o Brasília Lê, movimento que convida a cidade a desacelerar e dedicar algumas horas à literatura em um ambiente pensado para todas as idades.

Nesta edição, o público encontrará lounges acolhedores para os adultos, além de contação de histórias e oficinas para os pequenos leitores. A experiência também contará com a Livraria da Vila, que levará uma curadoria especial de títulos, enquanto autores do Distrito Federal terão espaço dedicado em parceria com o Coletivo Maria Cobogó. A programação se soma a outras frentes permanentes do shopping voltadas ao incentivo à leitura, como o Clube do Livro e a campanha de doação de exemplares.

Criado com o propósito de “parar” a cidade por algumas horas, o evento estreou em 21 de abril, data em que Brasília e o Brasília Shopping celebram o aniversário. Na ocasião, leitores de diferentes idades ocuparam o jardim do mall para desfrutar de uma manhã dedicada exclusivamente aos livros, em um cenário que uniu conforto, troca e contemplação.

“Queremos que cada edição do Brasília Lê fortaleça a ideia de que Brasília pode, sim, ser reconhecida como uma cidade leitora. Convidamos cada vez mais pessoas a trocar algumas horas de tela por páginas e boas histórias”, afirma Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.

A proposta do movimento também acaba de receber reconhecimento nacional. O Brasília Lê conquistou o Bronze no Prêmio Abrasce 2026, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade. Considerado o principal reconhecimento do setor de shopping centers no país, o prêmio reuniu mais de 800 cases de todo o Brasil e destacou iniciativas capazes de gerar impacto positivo em suas comunidades.

“Receber esse prêmio é a confirmação de que iniciativas genuínas têm o poder de transformar hábitos. O Brasília Lê nasceu do desejo de oferecer à cidade um momento de desconexão com as telas e reconexão com a literatura. Ver esse propósito validado por um reconhecimento nacional nos motiva a expandir ainda mais esse movimento”, completa Renata.

Sair da versão mobile