Brasília: Ibaneis suspende festas de fim de ano e carnaval
Gabriel Torres
Em decreto publicado hoje (18), o GDF optou por cancelar as comemorações públicas. Shoppings estão liberados para funcionar em horário de alvará
Estava com saudade de um decreto, né? Bom, se as últimas determinações implementadas pelo Governo do Distrito Federal foram de “afrouxamento” e de um retorno progressivo à normalidade, o de hoje foge deste padrão. Nesta quarta-feira (18), foi publicado no Diário Oficial do DF o decreto do governador Ibaneis Rocha, que cancela todas as comemorações públicas voltadas às festas de fim de ano e o carnaval.
Contudo, o texto enfatiza algumas ressalvas para as datas festivas. Uma delas é a permissão de realização de atividades coletivas culturais em estacionamentos: “desde que as pessoas permaneçam dentro de seus veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado”.
Outra exceção são as atividades de audiovisual, direcionadas à captação de imagens de espaços públicos. Sendo assim, a condição para a execução desta função é cumprir os protocolos de segurança gerais que já estão na ponta da língua: o uso de máscaras, álcool gel, aferição de temperatura e a garantia do distanciamento entre as pessoas.
Uma medida que também chamou a atenção foi o de que os shopping centers estão autorizados a funcionar de acordo com o horário definido no alvará. Consequentemente, os estabelecimentos podem ficar por mais tempo com as portas abertas. Esta ordem vem como um apoio do GDF ao comércio, que sofreu com a recessão na pandemia, com o intuito de possibilitar um aumento nas vendas de final de ano.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.