
Brasília encerrou nesta sexta-feira (13) a segunda reunião do Comitê Setorial de Patrimônio Cultural da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). Ao final do encontro, representantes das capitais participantes assinaram a Carta de Brasília sobre Patrimônio Histórico Cultural, documento que estabelece compromissos de cooperação para fortalecer políticas de preservação e gestão sustentável do patrimônio nas cidades da região.
A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Biblioteca Nacional Leonel Brizola. Após a solenidade, os delegados participaram de visitas técnicas a monumentos da área central da capital federal, como a Praça dos Três Poderes, a Casa de Chá e a Catedral Metropolitana. A programação foi concluída com um coquetel no Espaço Niemeyer antes do retorno das delegações aos seus países.
Três dias de debates sobre preservação cultural
Durante três dias, representantes de capitais ibero-americanas discutiram estratégias de proteção do patrimônio material e imaterial, além do intercâmbio de experiências em políticas culturais e dos desafios de conciliar crescimento urbano e preservação histórica.
O secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, destacou que sediar o encontro e receber reconhecimento internacional reforça o papel de Brasília no debate sobre preservação cultural.
“Foi um reconhecimento das capitais ibero-americanas ao trabalho de preservação e conservação de Brasília. Preservar o patrimônio cultural vai além da proteção de edifícios históricos. Significa preservar memória, identidade e diversidade, ao mesmo tempo em que buscamos caminhos para conciliar preservação e desenvolvimento”, afirmou.
Reconhecimento internacional
A diretora-geral da UCCI, Luciana Binaghi Getar, ressaltou que o reconhecimento concedido à capital brasileira foi aprovado por consenso entre as cidades integrantes da rede.
Segundo ela, Brasília continua sendo referência urbanística no cenário internacional.
“Brasília é uma cidade viva e moderna. Mesmo com mais de 60 anos de construção, seus edifícios preservam um modernismo que continua impressionando. Para muitos urbanistas, é uma cidade modelo”, destacou.
O encontro também marcou a entrega a Brasília do título de Capital Ibero-Americana de Patrimônio Cultural, anunciado na abertura do evento.
Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília abriga um dos mais importantes conjuntos urbanísticos modernistas do mundo, projetado por Lúcio Costa e com obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer.
Carta de Brasília estabelece compromissos
A Carta de Brasília sobre Patrimônio Histórico Cultural reúne as conclusões do encontro e define diretrizes para ampliar a cooperação entre as cidades integrantes da UCCI na preservação do patrimônio cultural.
O documento destaca a importância do intercâmbio de políticas públicas, da inovação na gestão cultural e da adoção de estratégias capazes de conciliar preservação histórica, desenvolvimento urbano e qualidade de vida nas cidades.
Cooperação entre capitais ibero-americanas
Fundada em Madri em 1982, a União de Cidades Capitais Ibero-Americanas reúne atualmente 29 cidades de 24 países e representa mais de 76 milhões de habitantes.
A organização atua como plataforma de cooperação entre governos locais, promovendo intercâmbio de experiências, capacitação institucional e iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à valorização do patrimônio cultural.