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Aulas de teatro: como o ensino de artes cênicas impacta positivamente os estudantes

Peça O Rei do Show – foto por Igor Gripp (Divulgação Colégio Everest)

Com exemplos práticos, professor especializado no assunto explica como a disciplina é ministrada a alunos de ensino integral

A arte desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. As aulas de teatro, em particular, são um poderoso instrumento para cultivar habilidades emocionais, sociais e cognitivas, contribuindo significativamente para a formação de indivíduos mais completos e conscientes de si mesmos e do mundo ao seu redor. O artista e professor de teatro Galileu Fortes explica que o ensino das artes permite que os alunos desenvolvam habilidades como a capacidade de se comunicar, de trabalhar em equipe e de cultivar traços como empatia e carisma.

“Mesmo para aqueles que não seguirão carreiras artísticas, essas habilidades são valiosas em qualquer profissão, tornando-os mais flexíveis, criativos e preparados para enfrentar desafios”, enfatiza o educador. Para ele, a arte é uma forma única de expressão que permite às pessoas explorar e entender as emoções e o mundo ao seu redor de maneira profunda e significativa.

Em Brasília, o Colégio Everest incorpora o teatro ao currículo com a disciplina chamada de “Drama Club”, que oferece a vivência prática do teatro de maneira intensa. À frente das aulas, Galileu Fontes conta que, além da teoria, os alunos têm a chance de montar e participar de espetáculos teatrais, o que enriquece ainda mais sua experiência educacional.

Como funcionam as aulas?
Conforme explica Galileu, o conteúdo é estruturado para promover um desenvolvimento cognitivo rico e diversificado. Os alunos participam de exercícios cênicos que desenvolvem coordenação motora, improvisação, dramaticidade e comédia. “Essas atividades estimulam o pensamento crítico e criativo, além de fortalecer a capacidade de trabalho em grupo, uma habilidade essencial tanto na vida escolar quanto profissional”, relata.

Para manter os alunos engajados e interessados na arte, Galileu ressalta que é fundamental adaptar o ensino às realidades e interesses modernos. “Fazemos isso, por exemplo, ao incorporar elementos atuais, como músicas populares no TikTok, aos exercícios de teatro. Essa conexão com o cotidiano dos alunos torna a experiência de aprendizado mais relevante e significativa, despertando maior interesse e dedicação”, explica.

Cronograma de peças
Desde o início de cada ano, os alunos do Colégio Everest, que segue o calendário de aulas nacional, se dedicam para realizar apresentações no segundo semestre. Este ano, elas começam em outubro, com a primeira apresentação no dia 23, com espetáculos de contos eternizados pelo cinema como “Peter Pan”, “O Rei Leão”, entre outros, como o clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

Confira o cronograma detalhado:

 

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