
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) tem ampliado o acesso a tratamentos odontológicos gratuitos para trabalhadores do setor, contribuindo para a saúde bucal e a autoestima desses profissionais. Com duas unidades fixas (no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte) e quatro unidades móveis que percorrem canteiros de obras em todo o Distrito Federal, a entidade oferece serviços como extrações, restaurações, próteses, tratamentos de canal e profilaxia.
Apenas em 2024, foram realizados mais de 22 mil atendimentos, e de janeiro a outubro deste ano, já foram contabilizados mais de 18 mil. “Quando tratamos uma dor, restauramos um dente ou orientamos sobre higiene, estamos promovendo mais autoestima, confiança e bem-estar”, afirma Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF. Ela ressalta que o trabalho vai além do consultório, incluindo orientações e acolhimento que transformam a rotina dos trabalhadores.
Segundo Eduardo Aroeira, presidente do Seconci-DF, o impacto social é resultado da parceria com as empresas do setor. “Garantir ao trabalhador o acesso a uma saúde bucal de qualidade é um compromisso permanente. Esse trabalho só se concretiza graças às empresas que acreditam na responsabilidade social como valor da construção”, destaca.
A iniciativa reforça a importância da prevenção e do cuidado integral com a saúde, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado.
Para os trabalhadores do setor, o agendamento é feito de forma simples: basta solicitar à área de segurança ou recursos humanos da empresa onde atua, que fará o agendamento das consultas no site da entidade.