Ícone do site Portal Contexto

Arquipélago de Cairu ganha título de destino pioneiro em tecnologia para turismo

arquipelágo
Foto: Divulgação

A tecnologia colocou o Arquipélago de Cairu ainda mais próximo do turista

Um paraíso que fica a 308 km de Salvador (BA), o Arquipélago de Cairu, está entre os destinos mais visitados do estado e uma das cidades baianas na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo (MTur), que reconheceu o destino pelo pioneirismo no projeto da pasta Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Os turistas que desejam conhecer o Arquipélago de Cairu contam com voos diretos, agendamento de passeios por app e informações a um clique no smartphone. Desde a implantação de inovações tecnológicas como os aplicativos TUPA e Viva Cairu, que em menos de um ano já contam com mais de 316 mil acessos e 800 serviços cadastrados. A iniciativa faz parte de uma série de investimentos da gestão do município para elevar suas localidades ao turismo do futuro, colocando o destino como pioneiro na Bahia na utilização de tais tecnologias.

Entre os anos de 2021 e 2022, os destinos paradisíacos de Cairu — Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá, Moreré, dentre outros — receberam 78% de turistas brasileiros e mais de 22% estrangeiros, conforme dados do app Viva Cairu. 

“Assim que o nosso pessoal do planejamento e do turismo apresentaram a ideia dos aplicativos Viva Cairu e TUPA, passamos a encará-los como duas incríveis ferramentas de trabalho. Hoje já colhemos frutos reconhecidos pelo Ministério do Turismo e pelos visitantes, principalmente. Nossa meta é transformar nosso arquipélago no destino mais desejado do estado da Bahia e com esse tipo de suporte tecnológico, com certeza, a alcançaremos em muito menos tempo”, afirma Hildécio Meireles, prefeito do município. 

TUPA e Viva Cairu

Recentemente, foram implantados dois aplicativos para facilitar a vida dos turistas em Cairu. Um voltado para a compra de passeios, que se chama Viva Cairu, e outro para agilizar o pagamento da Taxa de Preservação e Uso do Patrimônio do Arquipélago, a TUPA. 
Estes recursos fizeram com que o arquipélago se tornasse referência no Brasil, seja na facilidade do turista comprar passeios, na garantia de que ele terá um bom serviço e, ainda, na fiscalização por parte da prefeitura, que acompanha todo o trajeto do visitante. 

“Além disso, caso haja alguma reclamação, nós temos a possibilidade de identificar pelo app em qual transporte o turista fez o passeio e quem estava conduzindo. Então, estamos à frente nesse sentido, colocando o Arquipélago de Cairu voltado para o futuro. É facilidade, novas formas de operacionalizar com mais garantias e modernização”, detalha Claudio Britto, secretário de Turismo de Cairu.

Segundo balanço realizado pela prefeitura entre agosto de 2021 e julho de 2022, 316.288 mil turistas acessaram o app TUPA. Já o Viva Cairu tem, atualmente, 814 empreendedores e equipamentos cadastrados, com 98,3 mil vouchers de passeios emitidos. 

De acordo com o secretário, os planos futuros para a utilização dos apps consistem na disponibilidade de um serviço de “guia”, no qual o turista possa através do TUPA ou Viva Cairu, conhecer o destino, ter informações e receber sugestões de passeios, atividades, restaurantes e hospedagens.

Mais infraestrutura

Além disso, uma dessas novidades implantadas no município, em 2022, foi a inauguração de voo regular da empresa Abaeté Linhas Aéreas, que sai de Salvador para Morro de São Paulo, partindo do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. O trajeto agora conta com dois voos diários, com duração de apenas 22 minutos. 

Principal destino no município, Morro de São Paulo iniciou, em abril, a implementação da rede de telefonia e energia subterrânea pela concessionária Neoenergia Coelba. O projeto tem prazo de três anos e pretende fortalecer a distribuição local e remover fiação visível a fim de valorizar a paisagem de Morro.

Sair da versão mobile