Ícone do site Portal Contexto

Anúncio de ministros agita mercados nesta sexta (9)

 

Foto: Pixabay

 

Nesta sexta-feira (9), os especialistas da Travelex indicam que os mercados ficam na expectativa pelo anúncio dos nomes dos futuros ministros do governo eleito, que deverá acontecer na entrevista coletiva com o presidente eleito Lula. Na agenda econômica, o IPCA também é aguardado pelos investidores, porém não deve pressionar baixa da taxa básica de juros na próxima reunião do Copom, o que mantem as apostas de corte de juros só para o terceiro trimestre de 2023. Nos EUA, o destaque fica no PPI (índice de preços ao produtor), também importante indicador inflacionário.
Por aqui, pode-se observar certo avanço dos negócios locais em função do bom humor externo, que já mostram uma alta superior a 2% nas ADRs da Petrobras. Com isso o câmbio também poderá sentir certa pressão de alta no real ante o dólar. O número do IPCA também poderá movimentar os mercados, porém o principal driver do dia para o mercado local deve ser o anúncio dos primeiros nomes que comandarão os ministérios no próximo ano.
No exterior, os contratos futuros de petróleo sugerem possível alta, em um cenário de perda de força do dólar. Em Nova York, os índices futuros acionários também sobem, indicando possível continuidade do movimento de alta do dia de ontem nos mercados à vista. Na Europa, as principais bolsas sobem marginalmente, enquanto investidores aguardam pela próxima semana, que conta com a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Federal Reserve (FED), banco central dos EUA. O dólar retoma a queda antes os principais pares no dia de hoje, enquanto os rendimentos dos Treasuries também recuam. Por fim, na Ásia as bolsas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira.
Sair da versão mobile