Ícone do site Portal Contexto

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo em ranking internacional

O Aeroporto de Brasília registrou 13,8 milhões de embarques e desembarques de janeiro a setembro de 2025 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Terminal da capital federal alcançou 88,36% de partidas no horário e se destacou entre aeroportos de médio porte avaliados pela empresa de aviação Cirium

O Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o segundo mais pontual do mundo na categoria de aeroportos de médio porte, segundo ranking divulgado pela empresa global de dados e análises de aviação Cirium. O terminal brasiliense registrou 88,36% de partidas no horário, em um total de 114.481 voos, reforçando sua excelência operacional e a posição estratégica da capital federal no cenário da aviação internacional.

No levantamento, Brasília ficou atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, que alcançou índice de pontualidade de 93,34%. O terceiro lugar ficou com o Aeroporto de Johanesburgo, na África do Sul, com 86,22% das partidas dentro do horário previsto.

Reconhecimento internacional reforça turismo e conectividade

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o resultado consolida Brasília como um destino preparado para receber visitantes com eficiência e qualidade.

“É um motivo de grande orgulho para o turismo de Brasília ver o Aeroporto Internacional reafirmando sua excelência operacional ao ocupar a segunda colocação no ranking mundial de pontualidade entre aeroportos de médio porte. Esse resultado fortalece a confiança dos visitantes e operadores turísticos em nossa capital como um destino sólido, conectado e preparado para atender com qualidade e pontualidade”, destacou.

O ranking da Cirium considera aeroportos de médio porte aqueles que operam entre 15 milhões e 25 milhões de assentos por ano, com base na capacidade total de voos programados. Na classificação geral, aeroportos de grande porte operam entre 25 milhões e 40 milhões de assentos, enquanto os de pequeno porte variam entre 5 milhões e 15 milhões.

Entre os aeroportos de grande porte, Santiago, no Chile, lidera o ranking global de pontualidade. Já Guayaquil, no Equador, ocupa a primeira posição entre os terminais de pequeno porte.

Brasil em destaque no ranking global

Além de Brasília, outros aeroportos brasileiros também aparecem no levantamento da Cirium. Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Confins (MG) figuram entre os dez mais pontuais na categoria de médio porte, ocupando respectivamente a 6ª, 8ª e 10ª posições. Já Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA) aparecem em 3º e 8º lugares entre os aeroportos de pequeno porte.

Histórico de premiações e crescimento da malha aérea

O reconhecimento internacional não é inédito. No ano passado, o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo pela plataforma AirHelp, especializada em assistência a passageiros. O terminal obteve nota final 8,47, com destaque para pontualidade (8,6), satisfação dos passageiros (8,3) e qualidade de alimentação e lojas (8,2).

Entre janeiro e setembro de 2025, o aeroporto registrou 13,8 milhões de embarques e desembarques. Atualmente, é o único aeroporto do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras e mantém nove rotas internacionais para oito países: Portugal (Lisboa), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago), Peru (Lima), Colômbia (Bogotá), Panamá (Cidade do Panamá), México (Cancún) e Estados Unidos (Orlando e Miami).

Pontualidade impulsiona novas rotas internacionais

Para o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o desempenho do aeroporto está diretamente ligado à transformação de Brasília em um polo turístico, de negócios e de grandes eventos.

“O trabalho realizado pelo governo Ibaneis Rocha transformou a capital de uma cidade meramente política para uma cidade turística, de negócios e de grandes shows nacionais e internacionais. Isso fez com que o Aeroporto JK também se modernizasse e atingisse índices positivos importantes como a pontualidade”, afirmou.

Segundo Britto, a boa avaliação internacional contribui para a atração de novas rotas aéreas. Desde 2023, o DF conquistou voos para destinos como Lima, Bogotá e Santiago, além da retomada da rota para Cancún e do aumento da oferta de voos para Buenos Aires, Miami e Orlando. A expectativa, segundo o secretário, é viabilizar a rota Roma–Brasília.

 

Sair da versão mobile