O aumento do número de casos motivou a criação da unidade especializada que atuará em prol da proteção animal
Infelizmente, nos últimos dois anos, o número de casos de maus-tratos contra animais cresceu no Distrito Federal, e como medida de combate, o DF vai ganhar a primeira delegacia no país voltada para a proteção animal.
A delegacia, que terá o apoio da Polícia Civil (PCDF), ficará dentro do Departamento de Polícia Especializada e contará com uma equipe completa, com delegados, agentes e escrivães.
Além de ser uma medida para tentar reduzir os casos de violência e maus-tratos, com a delegacia, será possível investigar os crimes. O delegado da PCDF Darbas Coutinho acredita que a medida deixará a população mais amparada para realizar as denúncias e lembra que “Os crimes relacionados a maus-tratos contra os animais crescem ano após ano. De 2021 para 2022, tivemos um aumento de 65% no número de ocorrências no DF”, aponta.
O delegado ainda acrescentou: “essa proposta reflete o que a sociedade espera das políticas públicas: a adoção de medidas efetivas para o combate dessa triste realidade que ainda assola nossa região.”
Entre 2019 e 2021 no DF, a PCDF registrou 958 boletins de ocorrência de maus-tratos contra cães, gatos e outros animais. Em 2019, foram 243 ocorrências, e o número só foi subindo ano após ano e no fim de 2021, foram feitos 400 registros.
Com a criação da nova delegacia, a Delegacia do Meio Ambiente ficará responsável pelos crimes ambientais.
* Com informações da Agência Brasília