No dérbi de Manchester, o United bate o City de virada e reduz diferença para os líderes do campeonato
Sábado (14) foi dia de dérbi na cidade de Manchester, o dia para decidir de qual cor ficará a cidade até o próximo confronto. Em boa fase, o United receberia os rivais em casa para mais um confronto. O City em fase duvidosa queria o usar a partida para virar o jogo e se aproximar do líder do campeonato, o Arsenal.
A partida se mostrou um grande duelo entre dois técnicos do mais alto nível. Erik Ten Hag escalou o United com três jogadores no meio, e coube ao brasileiro Fred marcar o criador de jogadas Kevin De Bruyne. Como surpresa, o holandês colocou o lateral esquerdo Luke Shaw na zaga, deixando simplesmente Lisandro Martinez e Harry Maguire no banco de reservas.
Já do lado azul, sem nenhuma novidade ou escalação mirabolante, Pep Guardiola tinha o cometa Haaland na referência, o artilheiro da temporada, e para apoiar na criação das jogadas, o belga De Bruyne, além do ponta Phil Foden.
O esquema de Ten Hag engessou o City, que no primeiro tempo não conseguia agredir o rival. Haaland ainda tentou sair da zaga para auxiliar na criação de jogadas, mas ser um 10 não é o forte do 9 dos Citizens.
Já no segundo tempo, Foden saiu para a entrada de Grealish e o City voltou diferente, o time parecia ter encontrado a chave para abrir a defesa do United. E de repente, De Bruyne escapou da marcação do Fred e foi para a linha de fundo fazer o cruzamento que abriria o placar. Gol de cabeça de Grealish.
Com o placar em desvantagem, Ten Hag, que já tinha colocado Antony na partida, fez mais uma substituição e colocou o jovem Alejandro Garnacho na ponta esquerda. Apostando na velocidade e contra ataque, o United empatou o jogo em um lance, no mínimo, polêmico. Casemiro fez o lançamento e Rashford, em posição de impedimento, partiu para a bola, mas quem chute é Bruno Fernandes. O bandeira não validou o gol, mas o juiz confirmou.
Jogo empatado em lance polêmico e o City parecia baixar a guarda, e uma jogada pela esquerda, Alejandro Garnacho invadiu a grande área, fez o passe para Marcus Rashford marcar e garantir a vitória do Manchester United sobre o rival local.
Com o resultado, o United soma 38 pontos e está a um ponto do segundo colocado na tabela, o City, e a 9 pontos do líder Arsenal.
Mais jogos
A rodada foi também de dérbi em Londres, o Tottenham recebeu o Arsenal, mas não conseguiu fazer frente ao líder e foi derrotado por 2 a 0.
O Chelsea bateu o Crystal Palace por 1 a 0, e pelo mesmo placar, o Newcastle bateu o Fulham. Já o Liverpool foi batido por 3 a 0 pelo Brighton.
Tirando o atraso
Nesta quarta-feira (19), quatro times entram em campo para recuperar partidas que não foram realizadas e assim, tirar o atraso.
O Crystal Palace recebe o Manchester United e o City joga em casa contra o Tottenham. As duas partidas começam às 17h.