Ícone do site Portal Contexto

“À Beira do Sol” é atração do CCBB Brasília neste fim de semana

Foto: Diego Bresani

A Cia. Os Buriti está em cartaz de 22 a 25 de janeiro (quinta a domingo) com o espetáculo “À Beira do Sol” (classificação livre), no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). A peça integra a Ocupação Os Buriti – 30 anos, que celebra três décadas do grupo. O espetáculo fica em cartaz na quinta e sexta (22 e 23), às 19h; e no sábado e domingo (24 e 25), com sessões às 16h. A sessão do dia 23 tem interpretação em Libras. Os ingressos estão disponíveis no site do CCBB Brasília (ccbb.com.br/brasilia/programacao) e na bilheteria do CCBB.

“À Beira do Sol” é um solo interpretado por Naira Carneiro, que também assina a direção e a dramaturgia juntamente com Duda Rios (Cia Barca dos Corações Partidos). A montagem propõe uma imersão poética no universo da loucura e do inconsciente. A criação se inspira nos artistas Arthur Bispo do Rosário e Profeta Gentileza, e também nos relatos da psiquiatra Nise da Silveira. A peça é apresentada em sessão extra em 22 de janeiro (quinta), às 19h. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria física do CCBB e no site.

A obra acompanha a trajetória de Arian, que ouve vozes dizendo que o Astro Rei vai se pôr para nunca mais voltar. Ela, então, passa a vigiar o Sol para impedir que o mundo fique para sempre na escuridão. O espetáculo recebeu 19 indicações a prêmios nacionais, como a de melhor espetáculo infantil pelo Prêmio APTR (Associação de Produtores de Teatro) e a de melhor atriz no Prêmio CBTIJ.

Ocupação
Além de “À Beira do Sol”, a Ocupação Os Buriti – 30 anos apresenta ainda os espetáculos “Depois do Silêncio” (classificação 12 anos) e “Cantos de Encontro” (classificação livre). “Depois do Silêncio” fica em cartaz nos fins de semana de 30 de janeiro a 1º de fevereiro e de 6 a 8 de fevereiro, com sessões sempre às 19h. As entradas podem ser adquiridas na bilheteria física do CCBB e no site.

Com direção artística e coreografia de Eliana Carneiro, a atração se baseia em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e a audição com poucos anos de idade e passa a viver em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir desse encontro, Anne inicia a árdua tarefa de ensinar libras tátil e possibilitar que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

A montagem tem no elenco Camila Guerra e Naira Carneiro, que interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, e Renata Rezende, atriz surda, que apresenta ao público um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. A peça é bilíngue, encenada em português e em Libras pelas próprias atrizes, o que a torna acessível para pessoas surdas.

Já “Cantos de Encontro” tem sessões nos dias 31 de janeiro, 1º, 7 e 8 de fevereiro, sempre às 16h, com venda de ingressos na bilheteria física do CCBB e no site do CCBB. Voltado para crianças de todas as idades, o espetáculo apresenta canções autorais, histórias, dança e manipulação de bonecos. Em cena, quatro intérpretes apresentam diferentes ritmos da música popular brasileira, em uma montagem que já encantou públicos no Brasil e no exterior, com passagens por 40 cidades brasileiras e seis países europeus.

SERVIÇO
“À Beira do Sol”
16 a 25 de janeiro
Sextas, às 19h
Sábados e domingos, às 16h
Sessão extra em 22 de janeiro (quinta), às 19h
Sessão do dia 23/01 com intérprete de Libras
Classificação: Livre

Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) no site (ccbb.com.br/brasilia/programacao) e na bilheteria física do CCBB

Sair da versão mobile